O papel da Escola na formação de cidadãos esclarecidos, ativos, responsáveis e íntegros é, a par da família, fundamental. É no espaço escolar que os jovens manifestam as suas fraquezas, mas igualmente os seus pontos fortes, na resolução de problemas com os quais se deparam diariamente.
Porque acreditamos que é a partir da Escola que se pode fomentar o aprofundamento de uma cultura de integridade em Portugal, a Direção-Geral da Educação (DGE), em parceria com a All4Integrity, está a trabalhar a problemática da corrupção na nossa sociedade. Esta colaboração inclui o Projeto RedEscolas Anticorrupção - Escolas que nos inspiram uma Cultura de Integridade e inicia a sua 4ª Edição neste novo ano letivo.
No ano letivo 2023/2024, este projeto contou com a participação de 59 escolas do Continente e Ilhas, Macau, Moçambique e Irlanda do Norte.
O Plano de Ação deste Programa - sob o lema “Promover um Caminho de Integridade” - é interdisciplinar e flexível, tendo como principal âncora o tema da Corrupção (associando-se a outros como lobbying, conflito de interesses e tráfico de influências).
Destinado a alunos do 3º ciclo e ensino secundário, o Programa visa, através de uma cidadania consciente e ativa nas escolas, promover o sentido de espaço público e bem comum.
Aproveitamos para vos convidar a participar no Webinar de apresentação do programa, a realizar dia 23 de outubro, às 17h.
Poderá fazer a sua inscrição aqui.