No Dia Nacional do Mar foram conhecidos os vencedores do Prémio Mário Ruivo, em cada uma das categorias a concurso.
O Prémio Mário Ruivo foi um desafio feito aos jovens, entre os 14 e os 21 anos, para a criação de vídeos que exprimissem o papel fundamental do Oceano na vida humana. No Dia Nacional do Mar, 16 de novembro, foram entregues na Cinemateca Portuguesa os prémios aos vencedores, em cada uma das categorias a concurso e que se destacaram pelo mérito e qualidade, bem como pelo impacto para a consciencialização da importância do Oceano.
Com a atribuição deste prémio foi também, homenageado o legado do Professor Mário Ruivo, personalidade de reconhecido mérito científico, político, diplomático e cultural, pioneiro na defesa do oceano e no lançamento das temáticas ambientais em Portugal.
Este projeto, resultou de uma colaboração entre os Ministérios da Economia e Mar, da Cultura, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Educação, e do Ambiente e Ação Climática, que integraram a Comissão Organizadora do Prémio, coordenada pela Direção-Geral de Política do Mar.
Esta cerimónia contou com a presença do filho de Mário Ruivo, com o Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, com o Presidente do IPMA, José Guerreiro, bem como com outras entidades relacionadas com o Mar, o Ambiente, a Educação e a Cultura e distintos membros do júri.
À Direção-Geral da Educação coube a entrega do prémio na categoria de Criatividade com o Vídeo “Desova” da autoria das alunas da Escola Profissional de Agricultura de Marco de Canaveses.
Prémio Mário Ruivo | Gerações Oceânicas (premiomarioruivo.pt)