A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), apresentou o Relatório de 2022 do PNPAS e as linhas estratégias do PNPAS 2023-2030, a 3 de março de 2023, no Palácio da Rocha do Conde D'Óbidos, em Lisboa.
No evento, que antecipou o Dia Mundial da Obesidade (4 de março), a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, destacou que a estratégia para a alimentação "deve permitir disponibilizar alimentos promotores de saúde, capacitar os cidadãos para boas escolhas e incentivar a produção de alimentos saudáveis".
No mesmo sentido, a Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, frisou que “a alimentação inadequada é uma das principais causas evitáveis de doença crónica e de perda de qualidade de vida. Não temos dúvida da urgência em alterar esta realidade. Há que promover ambientes alimentares saudáveis “.
No evento foram também apresentados os resultados do Projeto C2S, do Estudo de Monitorização da Oferta Alimentar nas Escolas, que têm como objetivo melhorar os ambientes alimentares dos mais jovens, e lançada a 3.ª edição do Sistema de Planeamento e Avaliação de Refeições Escolares (SPARE+).
A apresentação do “Estudo de Monitorização da Oferta Alimentar nas Escolas”, iniciativa desenvolvida em conjunto pela DGE e DGS, esteve a cargo da DGE.
Pode rever o evento aqui