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Green Chef 7

Já são conhecidos os/as vencedores/as do Green Chef 7
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A 7ª Edição do Green Chef já encontrou as melhores receitas do ano letivo 22/23. O Green Chef é uma iniciativa da DECOJovem que convida crianças e jovens a confecionarem receitas culinárias a partir de sobras de refeições e de alimentos, incentivando-os a reaproveitar e a combater o desperdício alimentar.

Com o pão a assumir o papel principal, as crianças e jovens das escolas portuguesas foram convidados a serem “chefs”, produzindo vídeos originais e criativos que demonstrassem como é possível dar uma nova vida a alimentos que de outro modo iriam para o caixote do lixo doméstico. A escolha de receitas saudáveis e sustentáveis, e o peso que estas poderiam ter no equilíbrio do orçamento familiar, foram outros fatores a ter em conta na confeção e apreciação das mesmas.

Esta edição do Green Chef contou com 64 vídeos de receitas feitas pelas equipas do Ensino Básico e Secundário das escolas DECOJovem.

Todos estes trabalhos foram criteriosamente analisados e reconhecidos por um Júri presidido pela DECO e constituído por ilustres representantes de três entidades especializadas nas áreas do ambiente e educação:

APA - Agência Portuguesa do Ambiente;

CNCDA - Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar;

DGE - Direção-Geral da Educação.

A equipa “As Joaninhas da Toca”, da Escola Básica de Aldeia de Joanes, no Fundão, foi a vencedora no Escalão A (que reuniu equipas do 1.º CEB), tendo apresentado uma receita de alheira de coelho e puré de maçã.

A equipa “DRS”, da Escola Básica e Secundária de Rebordosa, em Paredes, venceu no Escalão B (alunos do 2.º e 3.º CEB), tendo preparado uma receita de sopa seca.

No Escalão C, a equipa vencedora foi “Lima CHEFS”, da Escola Secundária de Ponte de Lima, que preparou uma receita de rabanadas no forno.

Esta é uma iniciativa em que todos/as ganham e o Planeta sai como grande vencedor!

A DGE tem vindo a associar-se a esta iniciativa, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, dado que o projeto, para além de potenciar o desenvolvimento de diferentes domínios, contribui para o desenvolvimento de diferentes Princípios, Áreas de Competência e Valores, previstos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.