Mix of colors

Acão de Formação de curta duração: EDUCAR PELOS TRILHOS DE GEODIVERSIDADE E BIODIVERSIDADE NA ZONA ORIENTAL DE LISBOA

Acão de Formação de curta duração:  EDUCAR PELOS TRILHOS DE GEODIVERSIDADE E BIODIVERSIDADE NA ZONA ORIENTAL DE LISBOA
Notícia
Date

Esta ação é um convite a uma viagem que nos transporta para a natureza dentro da cidade e tem como objetivo reforçar um saber ambiental que expressa o ser no tempo, o conhecer na história reforçando a nossa identidade e relação com a cidade e a natureza. 

A viagem pelos parques urbanos e jardins que se pretende, embora curta, é necessária e ambiciosa – o de propor um diálogo de saberes para reafirmar a necessidade de geração de novas identidades mais conectadas à Natureza.

Lisboa apresenta-nos um património de parques e jardins, com notáveis árvores, dando atenção às espécies nativas de Portugal e permitindo conhecer a diversidade botânica do país. A geodiversidade da cidade de uma escala temporal que ultrapassa a génese da humanidade é aflorada possibilitando conhecer melhor o seu património geológico.

Esta viagem de sentidos, de emersão pela natureza, numa zona bem perto de locais densamente povoadas, permite desvendar alguns segredos do Parque Urbano do Vale da Montanha, um tesouro verde da cidade, que formará com os parques contíguos, uma área verde com mais de 110 hectares, a segunda maior área verde de Lisboa a seguir ao Parque Florestal de Monsanto. O trajeto proposto é inserido no contexto da implementação da Estrutura Ecológica Urbana da cidade de Lisboa integrando, o Corredor Verde Oriental.

 Assim propõe-se realizar um trajeto na secular cidade de Lisboa, pelo Parque Urbano do vale da Montanha e Bela Vista, através de uma saída orientada, caminhando-se por pontos emblemáticos constituindo uma estratégia que permite a observação direta de materiais geológicos e da biodiversidade urbana, num contexto familiar que aproxima os cidadãos e a Escola ao seu ambiente local.

 Dada a riqueza da geodiversidade das diferentes utilizações que são dadas aos recursos geológicos em Lisboa e da importância de se preservar a biodiversidade, esta ação de formação permite sensibilizar os professores para utilização desses espaços urbanos como estratégias educativas que vão ao encontro das competências explicitadas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. e enquadra-se na Estratégia Europeia de Proteção do Solo, Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA), na Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030 e no Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade de acordo com os seus Princípios especialmente no da Sustentabilidade e valores de Cidadania e Participação.

Objetivos:

  • Dar a conhecer a geodiversidade e biodiversidade dos parques Urbanos do vale da Montanha e do Parque Urbano da Bela Vista, numa clara relação com a história e cultura da cidade de Lisboa.
  • Divulgar a geodiversidade e biodiversidade e sensibilizar para a importância da sua preservação;
  • Promover o território através da abordagem de diferentes saberes como um recurso educativo e cultural para conservar e valorizar.
  • Incentivar e promover o contacto direto com o património natural e cultural.
  • Discutir potencialidades de contextos urbanos no ensino e aprendizagem das Ciências e da História.
  • Reconhecer a importância dos recursos geológicos e da biodiversidade urbana no desenvolvimento das cidades;
  • Estimular os professores a promoverem aulas de campo com os seus alunos, nos diversos níveis de ensino, contribuindo para o aumento do interesse dos jovens.
  • Proporcionar recursos úteis e diversificados aos professores para que possam realizar atividades e saídas de campo interdisciplinares nos Parques Urbanos e jardins das cidades com os seus alunos.

 

Duração: 3 horas

Formato: Ação de formação em regime presencial – saída de campo na cidade de Lisboa

Data/Horário: 5 de novembro– 10h 00m – 13 horas (3 horas)

Público/alvo: Professores dos diferentes níveis de ensino, associados da LPN, técnicos de educação ambiental e cidadãos interessados (nota: esta ação pode ser acreditada para os docentes como ação de curta duração de 3 horas pelo Centro de Formação da LPN).

 

Inscrições em: https://www.lpn.pt/pt/agenda/por-trilhos-de-geodiversidade-e-biodiversidade-urbana-na-zona-oriental-de-lisboa

Mais informações em: https://www.lpn.pt/pt/agenda