Nos próximos dias, 14 e 15 de julho de 2022 realiza-se, no Cine-Teatro de Alcobaça, o Encontro de Professores de História da Região Centro promovido pela Universidade de Coimbra, em coorganização com o Município de Alcobaça e os Centros de Formação de Professores Alcobaça e Nazaré, Centro-Oeste, LeiriMar, BeiraMar e Nova Ágora.
Esta iniciativa é promovida em parceria com o Centro de Interpretação Batalha de Aljubarrota, CEIS20, Junta de Freguesia do Bárrio, a Comunidade Intermunicipal do Oeste e o Mosteiro de Alcobaça, contando ainda com o apoio da Cooperativa Agrícola de Alcobaça, o Festival CisterMúsica e da empresa Taróca Decoração.
Alcobaça será por estes dias, o epicentro da sabedoria histórica, contando com a presença de ilustres historiadores nacionais, desde Fernando Catroga, Maria José Goulão, Reis Torgal, Virgolino Jorge, João Gouveia Monteiro, Helena da Cruz Coelho, entre outros investigadores das Universidades de Coimbra, Évora, Porto e Lisboa.
A reflexão no dia, em que se assinala a Tomada da Bastilha, 14 julho, será realizada em torno da Antiguidade Clássica, da Revolução e dos Túmulos de D. Pedro I e Inês de Castro.
A manhã do segundo dia será ocupada com visitas patrimoniais, caminhadas históricas e oficinas de inovação pedagógica, por toda a região.
A tarde será preenchida com duas comunicações, alinhadas com o encerramento, que está previsto para as 18h30, no Cine-Teatro de Alcobaça, com as conferências de Rui Tavares e Luís Reis Torgal.