A Sociedade Portuguesa de Botânica, a BioDiversity4All e o ITQB NOVA convidam, este mês de maio, as Escolas a celebrar o Dia Internacional do Fascínio das Plantas (18 de maio), com saídas de campo onde alunos, docentes e outros membros das comunidades educativas, tenham oportunidade de observar e registar a diversidade das nossas plantas, contribuindo para o conhecimento das espécies e para o apreço pela natureza e pela biodiversidade.
Para participar no projeto “Fascínio das Plantas - Escolas”, basta utilizar a aplicação móvel iNaturalist para fotografar e registar as plantas observadas em qualquer lugar, como, por exemplo, o recinto escolar ou áreas próximas da escola.
Depois, é só “inscrever” a/s foto/s para que as suas observações integrem o projeto.
Instruções de utilização da aplicação iNaturalist estão disponíveis aqui.
As “observações” (fotos) de plantas publicadas pelos participantes podem ser vistas por todos na página do projeto na plataforma BioDiversity4All, membro da rede global iNaturalist.
#Outros eventos do Dia Internacional do Fascínio das Plantas são divulgados aqui.
Este projeto insere-se no âmbito do/a:
* Perfil do Aluno - Valores: Cidadania e participação. Áreas de competências: Bem estar, saúde e ambiente; Saber científico, técnico e tecnológico.
* ENEC - Domínios da Educação para a Cidadania: Desenvolvimento Sustentável; Educação Ambiental.
* ENEA - Eixos temáticos: Valorizar o território (Valores naturais).
* Referencial de EAS: Aprendizagens no tema “Biodiversidade”.