As aves têm um papel fundamental nos ecossistemas e realizam funções como o controle de pragas, a polinização ou a dispersão de sementes. São indicadoras da qualidade do ambiente e embelezam a paisagem com os seus cantos e silhuetas coloridas.
Este programa de educação ambiental pretende sensibilizar crianças e jovens da área metropolitana de Lisboa para o papel das aves nos ecossistemas urbanos e incentivá-los a participar na sua conservação.
A SPEA vai realizar 3 sessões temáticas ao longo do ano letivo:
- As Aves semeiam florestas, vamos ajudá-las!
- Pássaros e passarões, quais as suas funções?
- Seja águia ou passarinho, qualquer ave faz o ninho.
As turmas podem participar numa só das sessões ou em todas, de forma continuada.
As atividades deste projeto enquadram-se nos objetivos 4 e 15 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Estão integradas no objetivo estratégico “Educação Ambiental + Aberta” da ENEA, nomeadamente os números 4, 6, 7, 8, 11 e 13. No âmbito da ENEC estas ações incluem-se no 1º grupo dos domínios da Educação para a Cidadania, o qual é obrigatório para todos os ciclos da escolaridade obrigatória.
Os temas I e V do Referencial da Educação Ambiental para a Sustentabilidade também são desenvolvidos através destas atividades. As quais têm uma maior incidência no subtema B do tema I (Ética e Cidadania) e subtemas B e D do tema V (Biodiversidade enquanto recurso e Estratégia para a conservação da Biodiversidade).
Este projeto ajuda a desenvolver nos alunos os valores e áreas de competência previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, principalmente as competências que estão descritas na área de Bem-estar, saúde e ambiente:
- Compreender os equilíbrios e as fragilidades do mundo natural na adoção de comportamentos que respondam aos grandes desafios globais do ambiente;
- Manifestar consciência e responsabilidade ambiental e social, trabalhando colaborativamente para o bem comum, com vista à construção de um futuro sustentável.
Link do projeto no site da SPEA: clicar AQUI