O projeto LIFE INVASAQUA, cofinanciado no âmbito da iniciativa LIFE da Comissão Europeia, visa contribuir para a redução dos impactos negativos das Espécies Exóticas Invasoras (EEI) na biodiversidade através do aumento da sensibilização do público, aumento da formação nos setores envolvidos e a criação de ferramentas para um sistema eficiente de gestão do seu impacto em ecossistemas de água doce e estuarinos. O principal objetivo do projeto é apoiar a comunicação, gestão e disseminação de informação sobre as EEI na Península Ibérica.
No âmbito deste Projeto, apresentamos a segunda edição do Concurso de Curtas-metragens “Espécies Exóticas Invasoras de água doce e sistemas estuarinos: Sensibilização e Prevenção“, que visa promover a divulgação e recopilação de documentação audiovisual sobre a presença de espécies exóticas invasoras nos ambientes de água doce na Península Ibérica e as suas consequências na sociedade e no ambiente.
As espécies exóticas invasoras são um problema grave para a conservação e equilíbrio dos nossos ecossistemas, especialmente os sistemas aquáticos: lagos, rios, barragens, canais, estuários, etc. Além disso, é preciso mais consciencialização sobre as diversas implicações das EEI na sociedade, na economia, na saúde humana e no ambiente. Por consequência, o concurso abre os seus braços a todas as perspetivas de enfoque desta situação, desde os problemas que as EEI podem causar na nossa vida quotidiana até às consequências a nível socioeconómico em toda a península.
O concurso tem como objetivo a criação de curtas-metragens ao nível de instituições de ensino que queiram participar através de grupos de alunos.
Regulamento aqui!