O Centro de Juventude de Lisboa (CJL) promove no dia 10 de dezembro, das 10h às 13h, a formação presencial «Direitos Humanos & Direitos à Solta» com base no Jogo Direitos à Solta, elaborado pela Associação para a Promoção Cultural da Criança (APCC).
Direitos à Solta é um jogo para maiores de 12 anos que pretende dar a conhecer os direitos humanos e desenvolver competências de cidadania, de forma lúdica. O jogo é constituído por: cartões de direitos (um painel que se constrói à medida das respostas corretas); cartas-pergunta (sobre direitos de liberdade, direitos sociais, novos direitos); fichas de poderes de cidadania (que se ganham à medida que se responde às cartas-pergunta); um dado (que determina a cor da carta-pergunta seguinte).
A formação, que será facilitada pelos formadores Maria Emília Brederode dos Santos (pedagoga e coautora do jogo), António Rodrigues (jurista e coautor do jogo) e Mónica Vaz (animadora), tem como objetivos:
- Educar para os Direitos Humanos e cidadania;
- Jogar e ensinar a mecânica do jogo.
Conteúdos da formação:
- Origem e desenvolvimento da ideia do jogo;
- Introdução aos Direitos Humanos e aos Direitos das Crianças;
- Explicação do funcionamento do jogo e experimentação.
Destinatários:
- Técnicos de Juventude, dirigentes associativos, professores/as e outros/as participantes que trabalhem com e para jovens.
A formação é gratuita, mas necessária inscrição até às 23h59 do dia 7 de dezembro, através de formulário online, disponível aqui
Mais informação através do email cjlisboa@ipdj.pt