Mix of colors

Prémios do Concurso RNCE 2019/2020 Escola Secundária D. Dinis - Coimbra

Escola Secundária D. Dinis - Coimbra
Notícia
Date

 

Criado no ano letivo de 2019/ 2020, o Clube Europeu ESDD tinha como intuito reunir numa única estrutura todos os projetos e programas Erasmus+ a decorrer na Escola Secundária D. Dinis, destinados a promover o intercâmbio cultural no espaço europeu. Paralelamente, o envolvimento em vários projetos eTwinning, não só com os parceiros  Erasmus+, mas com outras escolas europeias com quem desenvolvemos várias atividades, justificava uma estreita articulação com o Clube de Robótica e várias disciplinas curriculares, num espírito colaborativo estimulante e desafiador que nos permitiu crescer.

Apesar de estreantes, decidimos abraçar o desafio de apresentar candidatura ao Concurso dos Clubes Europeus, cujo tema “Alterações Climáticas, um desafio para a Europa”, nos levou a apostar em atividades no âmbito dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

  • - 7: o acesso à energia sustentável e renovável;
  • - 11: a criação de cidades e comunidades sustentáveis;
  • - 13: a adoção de medidas urgentes de combate às alterações climáticas

O Clube funcionou às sextas, das 16h30 às 17h20. Ao longo do ano, dinamizámos várias atividades, previstas no Plano Anual. Inicialmente, foram desenvolvidas algumas ações de sensibilização para o tema, de modo multidisciplinar e em articulação com o Projeto Eco-Escolas. Foi pedido aos alunos que fizessem uma pequena reflexão sobre as alterações climáticas com a ferramenta Flipgrid, que pode ser vista e ouvida aqui.

Dos diversos trabalhos realizados ao longo do ano, destacamos a construção de código de barras representativo da subida de temperatura em Portugal no último século e sua incorporação na coreografia de Dança #ShowYourStripes, a recolha de radiografias (parceria com a AMI), a formação de brigadas alimentares que iriam fazer o levantamento do desperdício alimentar na cantina, a partilha de fotos e frases de apelo a um comportamento sustentável no Padlet #EarthDayAtHome e a realização de trabalhos e maquetes sobre as energias renováveis.

Além das atividades concretizadas, ainda conseguimos organizar o espaço físico atribuído ao nosso clube e criámos, também, dois espaços de disseminação do trabalho do clube e dos projetos Erasmus+ da escola: colando autocolantes nas escadas do bloco principal e produzindo um mural com um mapa da Europa desenhado e um quadro magnético para afixação de eventos. Ao longo do ano, construímos um livro digital com a ferramenta Book Creator e os alunos foram desafiados a construir o site do Clube, que pode ser consultado aqui e com o qual concorreram ao desafio sitestar.pt.

Como todos sabemos, 2020 foi um ano atípico e exigente. Cedo percebemos que a realidade da pandemia Covid-19 exigia uma nova forma de ser, estar e trabalhar. Tivemos de reagir e de nos reinventar. Muitas das atividades planificadas foram reformuladas, tendo inclusivamente migrado para a modalidade ensino@distância. Não obstante, consideramos que os objetivos traçados foram plenamente atingidos. Adiámos mobilidades físicas, mas promovemos uma série de eventos virtuais, nomeadamente palestras e partilha de boas práticas. De forma colaborativa e multidisciplinar conseguimos dar continuidade aos trabalhos de projeto nacionais e internacionais que estávamos a desenvolver, continuando a apostar na Dimensão@Europeia com o E@D.

No regresso ao ensino presencial em setembro 2020, conseguimos dar mais um passo: a escola local e europeia mobilizou-se para eventos globais como o da participação no Projeto de Ação Climática, ao longo de 6 semanas (setembro a novembro 2020) em articulação com alunos de 138 países. Não só aprendemos a chegar ao mundo a partir de casa, mas, de repente, os muros da escola também se diluíram e sentimo-nos mais perto de todos através de um só click! As atividades dinamizadas e a notícia do Diário de Coimbra estão acessíveis aqui.

Em jeito de balanço final, consideramos que todos juntos mostrámos sermos capazes de responder de forma assertiva aos desafios deste ano letivo, demonstrando uma disponibilidade sem limites, uma capacidade ímpar de adaptação e muita alegria no trabalho.

                                                                                                                      A Coordenadora - Ana Cláudia Mano Soares