Mix of colors

Prémios do Concurso RNCE 2019/2020 AE Júlio Dinis – Gondomar

Prémios do Concurso RNCE 2019/2020 AE Júlio Dinis – Gondomar
Notícia
Date

O Clube Europeu teve como tema central do seu trabalho/projeto 2019-20, Alterações climáticas, um desafio para a Europa.

Certos da importância deste tema, os alunos do Clube começaram por definir os três grandes objetivos a trabalhar. Entenderam que devido à relevância do tema o primeiro objetivo deveria ser compreender o significado de Alterações Climáticas: causas e consequências, para educar e capacitar para uma sociedade mais sustentável. Para concretizar este objetivo organizaram um evento (composto por jogos criados pelos alunos, uma peça de teatro, um momento musical e criação de uma maquete exemplificativa das consequências das Alterações Climáticas) e realizaram várias entrevistas à população de Gondomar. Para chegarem a um maior número de pessoas, decidiram ainda criar um blogue que foi sendo atualizado ao longo do ano.

 

Ficha de atividades

https://issuu.com/clubeeuropeuebjuliodinis/docs/ft_o1a1

Maquete didática

https://drive.google.com/file/d/1lXV731X3lhBJTfrmKcC4c_Bq6Ku3AFyS/view?usp=sharing
 

Blogue 2030 – O Futuro é já amanhã

https://drive.google.com/file/d/1XaRlW1jQsBJevrv-FUE3DZQrS92KJI0-/view?usp=sharing

 

O segundo objetivo incidiu sobre a participação direta, o pensamento critico e o interesse ativo dos alunos, da comunidade educativa e envolvente, na preservação do planeta. Para a sua execução realizaram uma campanha de recolha de beatas com a colaboração dos Encarregados de Educação, construíram um forno solar e uma estação meteorológica. Realizaram várias entrevistas e debates, tiveram, ainda, a oportunidade de realizar uma visita de estudo à Lipor.

Para reforçar a colaboração com a comunidade, os alunos decoraram montras em lojas do comércio local (Peixaria Mariju, Sapataria MOOCE, Magnólia e Emprojetar), com elementos gráficos e mensagens que procuraram promover uma cidadania ambiental, incentivando um desenvolvimento sustentável assente em princípios de redução do consumo, promoção de energias renováveis e da economia circular, com o objetivo de respeitar os limites do planeta. Na impossibilidade de organizar uma marcha, foi promovida uma atividade em que as pessoas foram substituídas por sapatos que procuraram simbolizar os participantes, e colocadas frases-chave apelando para a importância da alteração de comportamentos para uma diminuição do impacto das Alterações Climáticas.

 

Ficha de atividades

https://issuu.com/clubeeuropeuebjuliodinis/docs/ft_o2a2

Showroom de Atividades

https://drive.google.com/file/d/1Jns9x3EEBaOwL1ZXGTcSruMqaWOH-rZs/view?usp=sharing

Vamos decorar montras 

https://drive.google.com/file/d/1RhrpJp9Z8p1cB0eVhAh8Y4H_d42Jvjkc/view?usp=sharing

 

O último objetivo teve como finalidade compreender a resposta da Europa a esta temática. Para atingir este objetivo foram realizadas entrevistas a Eurodeputados, assim como, convites para colaboração a várias escolas nacionais e europeias visando a sua participação com trabalhos sobre este tema.

 

Revista Alterações Climáticas

https://issuu.com/clubeeuropeuebjuliodinis/docs/revista_alteracoesclimaticas

Padlet Colaborativo

https://drive.google.com/file/d/1C8uFA2JZg7g2wGHBoko__LhqSOb_NDYM/view?usp=sharing

 

No final do nosso projeto concluímos que todos partilhamos um planeta e as suas alterações, o que fazemos num lugar podem afe­tar outras pessoas muito longe. Assim, através das nossas ações e escolhas, cada um de nós pode tomar medidas para deixar pegadas mais peque­nas e ajudar a combater as alterações climáticas.

                                                                                                                                                      Cristina Vinagre