Mix of colors

2 de Fevereiro - Dia Mundial das Zonas Húmidas Conferência On-line Trazer as Zonas Húmidas da Serra da Estrela às Nossas Vidas

2 de Fevereiro - Dia Mundial das Zonas Húmidas Conferência On-line Trazer as Zonas Húmidas da Serra da Estrela às Nossas Vidas
Notícia
Date

Para celebrar o Dia Mundial das Zonas Húmidas a Associação Cultural dos Amigos da Serra da Estrela em parceria com o serviço educativo do Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal organizam no próximo dia de 2 de fevereiro, pelas 12h00, a conferência online: “Trazer as Zonas Húmidas da Serra da Estrela às Nossas Vidas” no âmbito do projeto aprovado pela Medwet – Uma iniciativa para as zonas húmidas mediterrâneas. De participação gratuita, esta conferência tem como público alvo alunos do ensino básico e Secundário e público em geral, e pretende dar a conhecer a Convenção Ramsar, sensibilizando para a necessidade de proteger e conservar estes habitats aquáticos tão ameaçados, bem como a biodiversidade a eles associada.

A convenção Ramsar é um acordo ambiental internacional adotado a 2 de fevereiro de 1971 na cidade Iraniana Ramsar, do qual Portugal faz parte. O principal objetivo desta convenção é reverter a crescente perda e degradação das zonas húmidas para aves aquáticas migratórias através da designação de sítios Ramsar protegidos e dedicados à conservação da natureza.

Em Portugal existem 31 sítios Ramsar e dois deles estão localizados no Parque Natural Serra da Estrela: o Planalto Superior da Serra da Estrela e a parte superior do rio Zêzere.

Além de especialistas de diferentes áreas que vão dar a conhecer a importância, a biodiversidade e as ameaças enfrentadas por estes dois sítios Ramsar, foram também convidados a dar o seu olhar sobre as zonas húmidas do Parque Natural da Serra da Estrela, os alunos da Escola Secundária Afonso Albuquerque da Guarda. Ao envolvermos os alunos nesta comemoração apresentando uma comunicação lado a lado com diversos especialistas, pretendemos que desenvolvam o pensamento crítico, aumentando a literacia científica e ambiental quer a nível global como local. Esta abordagem  permite ainda que se apropriem dos valores da região onde vivem, indo ao encontro do lema central da Estratégia Nacional para a Conservação da Biodiversidade: Trazer a Natureza para as nossas Vidas, porque só se protege o que se conhece!

A participação na conferência é realizada através da seguinte hiperligação: https://meet.google.com/dis-bnis-nyx

Programa: aqui