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STEAM e Literacia dos Media no Pré-escolar e 1º Ciclo

STEAM e Literacia dos Media no Pré-escolar e 1º Ciclo
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Vinte e nove docentes do Agrupamento de Escolas de Caneças acabam de implementar mais de 200 horas de workshops de STEAM (acrónimo inglês para ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática) e Literacia dos Media, tendo como objetivos desenvolver competências sociais e emocionais de crianças que frequentam a educação pré-escolar e o 1.º e 2º ciclos do ensino básico, em termos de comunicação e resolução de problemas, criando condições para que intervenham através dos media e para que adquiram estratégias empreendedoras.

Estes são objetivos centrais do projeto de investigação “Academia de Cidadania Digital - ACD” (2019-2022), financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e concretizado por uma equipa de investigadores da Universidade Autónoma de Lisboa, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Caneças, a União de Freguesia de Ramada e Caneças. O projeto está ainda em linha com uma das missões da Comissão Europeia, Maker Spaces for Education and Training, que visa a integração total do STEAM nas escolas em 2034.

Os workshops, que envolveram cerca de 410 alunos, foram criados e concretizados no decorrer da oficina de formação “Literacia dos Media e Jornalismo: práticas pedagógicas com os media e acerca dos media”, oferta formativa da Direção-Geral da Educação, no âmbito do projeto “Literacia, Media e Jornalismo” (iniciado em 2017 e que ainda se encontra a decorrer), liderado pelo Sindicato de Jornalistas e pelo CENJOR, que envolve jornalistas e académicos da área do jornalismo na formação de professores (3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário) e na criação de projetos de Literacia dos Media nas escolas.

“A formação superou todas as expetativas”, refere o coordenador do projeto, Vitor Tomé, que destaca a forma como foram ultrapassados os constrangimentos decorrentes da pandemia. “A formação, cancelada em março de 2020, passou de presencial a online. As salas de aula passaram a espaços de atividades de STEAM, pois a criação de um espaço Makers foi inviabilizada. As visitas de estudo foram canceladas, mas as crianças viajaram virtualmente. Os docentes fizeram um trabalho extraordinário”, conclui.

Da formação resulta um livro

O projeto prevê a continuação da planificação e concretização de workshops de STEAM e Literacia dos Media até dezembro de 2022, sendo que todos os docentes que participaram na formação vão estar envolvidos neste processo. “Num contexto de extrema dificuldade, em que a escola pública e, sobretudo, os professores, vivem numa enorme pressão, é indescritível o facto de todos os docentes terem decidido integrar o projeto de investigação-ação, no qual são agora co-investigadores”, adianta o investigador.

Mas essa colaboração começou antes. A pandemia impediu a observação dos workshops, pelo que, no âmbito da formação, foram criadas fichas de observação e avaliação, para alunos e para docentes, as quais foram aplicadas pelos professores. “Criaram ainda uma ficha comum para planificação e outra para reportar acerca de workshops, as quais estão agora na base da publicação de um livro de práticas de STEAM, já em março deste ano”, afirma.

O livro será partilhado em formato PDF e incluirá planificações de 16 workshops. A título de exemplo, as crianças que frequentam a educação pré-escolar criaram uma orquestra (e os próprios instrumentos) e interpretaram um tema de música clássica, construíram um planetário que roda autonomamente, produziram todos os materiais para representarem uma história em teatro de sombras chinesas, editaram uma história em suporte digital.

Outros workshops consistem na realização de experiências científicas, criação de jogos, um deles incluindo circuitos elétricos, a criação de vídeo, de notícias e entrevistas ou até de uma mão articulada, sendo que foram envolvidos alunos com necessidade de medidas de suporte à aprendizagem em função das suas condições específicas. “Este projeto é inclusivo. Tão inclusivo que conseguimos acompanhar, no 5.º Ano, os alunos que estavam no 4º Ano, em 19/20. Quatro dos docentes que frequentaram a formação lecionam no 2.º Ciclo e acompanham esses alunos, o que é absolutamente extraordinário”, explica Vitor Tomé, que destaca o pioneirismo do AE Caneças: “iniciou um projeto de Literacia dos Media, em janeiro de 2016, focado no Pré-escolar e no 1.º Ciclo e, agora, já cruza essa área com STEAM, como é possível perceber pelos vídeos produzidos durante os workshops”.