Literacia para os Media e Jornalismo
No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, a aposta na formação de professores na Educação para os Media como capacitação da sua intervenção crítica na sociedade atual é um dos objetivos da Direção-Geral da Educação.
Com esta aposta pretende-se desenvolver competências para uma cultura de democracia e de aprendizagens com impacto na atitude cívica e individual, no relacionamento interpessoal e no relacionamento social e intercultural de modo a que os estudantes alcancem o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Sobre o Projeto…
Em janeiro de 2017, na sequência do 4.º Congresso dos Jornalistas Portugueses, que aprovou uma moção considerando urgente promover a literacia para os media, o Sindicato dos Jornalistas apresentou ao Ministério da Educação uma proposta de intervenção nessa área, concebida por jornalistas e académicos da área da comunicação.
Dois anos depois, o projeto arrancava em todo o Continente, com o objetivo de disponibilizar aos professores metodologias, recursos e ferramentas que estes possam usar nas atividades de Literacia para os Media que vão desenvolver com os seus alunos e com as comunidades escolar e educativa.
Pioneiro na forma de fazer, este projeto tem a particularidade de ter jornalistas e académicos especialistas da área do jornalismo, na formação de docentes, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, nomeadamente no que se refere às competências de leitura e de análise da informação, de forma crítica e autónoma.
As sessões de formação com uma componente teórica (8h) e prática (12h), têm por objetivo disponibilizar aos professores metodologias, recursos e ferramentas que poderão usar nas atividades de Literacia para os Media, em contexto de sala de aula.
Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Direção-Geral da Educação, o Sindicato dos Jornalistas e o Centro Protocolar de Formação para Jornalistas (Cenjor), tendo, ainda, o alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.
Ano letivo 2018/2019
O Projeto Literacia para os Media e jornalismo arranca sob a forma de piloto no dia 26 de janeiro de 2019, envolvendo 100 docentes, do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, de 40 Agrupamentos de Escolas, distribuídos por cinco regiões do país: Alentejo (Évora), Algarve (Faro), Centro (Águeda), Lisboa (Lisboa) e Norte (Porto).
Seguindo uma metodologia de projeto, participaram neste projeto-piloto milhares de alunos e outros membros da comunidade educativa.
Os formadores envolvidos nesta fase foram: Manuel Pinto/Daniel Catalão (Porto), João Figueira/Miguel Midões (Águeda), António Granado/Sofia Branco (Lisboa), Miguel Crespo/Paulo Barriga (Évora), Vitor Tomé/Isabel Nery (Faro).
A assinatura do memorando, sobre a formação de professores em Literacia para os Media, celebrado entre o Ministério da Educação e o Sindicato de Jornalistas, foi realizada numa cerimónia no Agrupamento de Escolas do Cerco, no dia 26 de janeiro, contando com a presença do Senhor Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.
# Sessão de Encerramento - 27.04.2019
# Projeto Literacia para os Media e Jornalismo apresentado em Washington
"Um projeto do Sindicato dos Jornalistas português foi apresentado nos Estados Unidos e surpreendeu a Associação Americana para a Literacia."
Ano Letivo 2019/2020
# Encontro Nacional de Literacia para os Media e Jornalismo
Realizou-se, no dia 16 de setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o Encontro Nacional de Literacia para os Media e Jornalismo que culminou o projeto-piloto, a nível nacional, de Literacia para os Media, que decorreu de janeiro a abril de 2019. Este resultou de uma parceria entre a Direção-Geral da Educação, o Sindicato dos Jornalistas e o Centro Protocolar de Formação para Jornalistas (Cenjor), tendo, ainda, o alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.
O Encontro reuniu cerca de 140 participantes, entre os quais alunos dos ensinos básico e secundário, docentes de diversas áreas curriculares, diretores de Escolas e Agrupamentos de Escolas, vários jornalistas, especialistas e académicos sobre as matérias de Literacia Mediática.
Pretendeu-se apresentar os processos e resultados do projeto, assim como partilhar as práticas dos vários Agrupamentos de Escolas envolvidos. Para além destas partilhas, refletiu-se sobre o impacto do projeto no desenvolvimento de competências na área dos Media.
A Sessão de Abertura contou com a presença de Pedro Cunha (Fundação Calouste Gulbenkian), de Sofia Branco (Presidente do Sindicato dos Jornalistas), de José Vitor Pedroso (Diretor Geral da Direção-Geral da Educação) e uma mensagem gravada de Sua Excelência o Senhor Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, na qual nos alerta para um dos grandes desafios da sociedade nos dias de hoje "Não há nenhuma democracia forte com uma comunicação social fraca".
A Sessão Plenária de enquadramento do projeto Literacia para os Media e Jornalismo (LMJ), marcou o início dos trabalhos. Abordaram-se os processos de construção e apresentação de resultados, por Susana Tavares, pela DGE, e Vitor Tomé, jornalista e investigador, os quais foram precedidos por uma mesa redonda composta por alguns dos jornalistas formadores, Manuel Crespo, António Granado e Manuel Pinto, moderada pelo jornalista e investigador, Adelino Gomes.
Seguiram-se duas sessões de partilha de práticas, dinamizadas por professores e alunos das diferentes zonas do país, moderadas pelos jornalistas Paulo Barriga e Isabel Nery.
Dos vários momentos atrás referidos, destacamos alguns dos depoimentos de professores e alunos que traduzem, por si, uma amostra deste dia.
“Através da participação neste projeto conseguimos perceber melhor como é realizada uma conferência de imprensa e aplicar os conhecimentos de construção de notícia, usando todas as partes importantes que a constituem. Como sabemos que a notícia ia ser publicada e não ser lida só pelos professores, como também por outros alunos, não pudemos inventar nada e tivemos que escrever com base na verdade.” Tiago Torres, aluno do 7.º ano do AE de Santa Bárbara
“E também nos ajuda especialmente a trabalhar a imaginação e a nos divertirmos.” Francisco Barão, aluno do 6.º ano do AE Azeitão
“Estas aulas fizeram-me pensar muito nas vozes que são ouvidas nos media e nas vozes que ficam no silêncio.” Rui Ribeiro, aluno do 12.º ano do AE do Cerco, Porto.
Em modo de conclusão, Vitor Tomé deixou o que, no seu entender, são as 7 ideias-chave do projeto:
- Os docentes querem mais formação em LMJ – melhorar a Oficina de Formação atual e certificar formação avançada;
- O número de jornalistas formadores vai crescer - numa lógica de modelo de cascata (jornalistas e professores);
- É necessário envolver as famílias nos projetos – organizar projetos comunitários
- O apoio da direção é fundamental – é preciso incluir a LMJ na Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola;
- Os projetos precisam de monitorização regular – estabelecer uma estratégia de monitorização;
- Atividades replicáveis noutros contextos – produzir uma base de dados de boas práticas;
- O contexto atual é propício (Autonomia e Flexibilidade Curricular) – alargar a LMJ a mais escolas e níveis de ensino.
O último painel do dia debruçou-se sobre a visão prospetiva do projeto, com a análise e reflexão dos representantes das três entidades parceiras, Isabel Nery (vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas), Sérgio Gomes da Silva (Membro do Conselho de administração do Cenjor) e Maria João Horta (Subdiretora-Geral da Direção-Geral da Educação).
A Sessão de Encerramento do encontro contou com duas mensagens enviadas por Sua Excelência a Senhora Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e por Sua Excelência o Senhor Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues Brandão.
“A defesa da democracia é inseparável da luta por uma comunicação social capaz de fomentar a cidadania enquanto prática” destaca Graça Fonseca, alertando que “a desinformação é uma das mais sérias ameaças, descredibilizando as instituições democráticas e minando a confiança dos cidadãos” e reforçando que a literacia mediática dos jovens se assume como fundamental. Tiago Brandão Rodrigues refere que este projeto de formação “vem dar a escala certa e a consequência que se impunha ao Referencial de Educação para os Media” e reforça a premência da Educação para os Media nas escolas. Crianças e jovens são, cada vez mais, consumidores e produtores de media, o que pressupõe conhecimentos e capacidades para uma utilização mais informada. Por tudo isto, Tiago Brandão Rodrigues, conclui que a Educação para os Media se tornou uma vertente incontornável de qualquer cidadão.
# Pode aceder ao Programa do Encontro
Açores - Formação Literacia para os Media e Jornalismo 2020
O Projeto "Literacia para os Media e Jornalismo" arrancou no Arquipélago dos Açores, com uma oficina de formação que inclui 21 professores de sete escolas e cinco ilhas (Faial, Flores, Pico, São Miguel e Terceira), prolongando-se até 21 de março e decorre na Escola Básica e Secundária da Madalena, na ilha do Pico.
A oficina de formação “Literacia para os Media e Jornalismo: práticas pedagógicas com os media e acerca dos media”, iniciada a 8 de fevereiro, é financiada pela Direção Regional da Educação dos Açores e decorre após a experiência piloto do referido projeto realizada entre janeiro e abril de 2019, em Portugal Continental, que permitiu formar cerca de uma centena de professores do 3º ciclo e do secundário, de 40 agrupamentos escola das zonas do Porto, Águeda, Lisboa, Évora e Faro.
Aproveitando a deslocação aos Açores, a equipa do Sindicato dos Jornalistas formou também dez jornalistas açorianos, que integram agora a bolsa de formadores do projeto "Literacia, Media e Jornalismo", contando para tal com o apoio financeiro do Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (Cenjor), com recurso a verbas do Ministério da Cultura.
Este projeto, que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, resulta de uma parceria entre o Sindicato dos Jornalistas e o Ministério da Educação, financiado pelo Cenjor (Ministério da Cultura) e pela Direção-Geral da Educação (no caso dos Açores, pela Direção Regional de Educação).
Formação Literacia para os Media e Jornalismo 2020
# 2.ª edição da oficina de formação "Literacia para os media e jornalismo: práticas pedagógicas com os media e acerca dos media"
No seguimento do piloto realizado em 2019, a Direção-Geral da Educação irá realizar a 2.ª edição da oficina de formação "Literacia para os media e jornalismo: práticas pedagógicas com os media e acerca dos media", com o registo de formação CCPFC/ACC – 100460/18, no âmbito da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento – domínio dos media.
A oficina de formação, de 40 horas (20h trabalho autónomo e 20h presencial) repartidas em 5 sessões de 4h, irá decorrer em Bragança, Braga, Figueira da Foz, Covilhã, Santarém, Lisboa, Cascais, Setúbal, Sines e Lagos, em simultâneo, nos seguintes dias:
7 de março | 28 de março | 18 de abril | 9 de maio | 30 de maio (sábados das 9h às 13h)
Os formadores envolvidos nesta 2.ª fase são: Manuel Pinto e Sandra Sá Couto (Braga) | Ana Posse e Daniel Catalão (Bragança) | João Figueira e Vanessa Rodrigues (Figueira da Foz) | Luís Santos e Cristina Guerreiro (Covilhã) | Marisa Silva e Sofia Branco (Santarém) | Carla Cardoso, António Granado e Ricardo Alexandre (Cascais) | Sandra Tavares e Miguel Midões (Lisboa) | Miguel Crespo e Jacinto Godinho (Setúbal) | Ana Martinho e Paulo Barriga (Sines) | Vitor Tomé e Isabel Nery (Lagos)
A inscrição na formação pode ser feita aqui: https://dge.mec.pt/noticias/formacao-literacia-para-os-media-e-jornalismo-esta-de-volta, até 25 de fevereiro, e as escolas que vão acolher a formação podem ser encontradas aqui: https://www.google.com/maps/d/u/1/viewer?mid=1z91aJ4XGMLwrqfMss8BL5Beqc-0l3wfp&ll=39.45104890756727%2C-8.096293749999973&z=8
Destinatários: Professores de Ensino Básico e Secundário
Critérios de seleção:
1.º - Par pedagógico do mesmo Agrupamento Escola (visando a criação de condições para a conceção e desenvolvimento de projetos de Educação para os Media em escolas nas quais os formandos exercem funções)
2.º - Professores de 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
3.º - Ordem de inscrição