No âmbito do evento, organizado pelo Comité Económico e Social Europeu (CESE), 33 escolas serão convidadas a participar, em Bruxelas, num debate sobre um tema da atualidade que afete os jovens.
Nesta edição, irá simular-se uma conferência internacional COP - será pedido aos alunos que representem um país e negoceiem entre eles para chegarem a acordo sobre recomendações para enfrentar as alterações climáticas. Essas recomendações serão apresentadas aos responsáveis políticos europeus pelo ambiente e debatidas em conferências por toda a Europa ao longo do ano.
Podem inscrever-se no evento todos os estabelecimentos de ensino secundário, localizados num dos 28 Estados-Membros ou num dos cinco países candidatos à adesão.
As escolas serão selecionadas por sorteio e os vencedores permanecerão dois dias em Bruxelas. Cada escola selecionada enviará três alunos do penúltimo ano, acompanhados por um professor, e o CESE pagará as despesas de deslocação e de alojamento, bem como as refeições servidas durante o evento.
Alguns membros do CESE visitarão as escolas selecionadas para preparar os alunos para os debates em Bruxelas. Antes dessas visitas, as escolas receberão documentação e material de apoio.
Para mais informações, aceda a https://www.eesc.europa.eu/yeys2020