Consciente das vantagens que a aprendizagem de novas línguas propicia aos jovens, a Direção-Geral da Educação divulga o concurso Juvenes Translatores, experiência única de tradução, destinado aos alunos de 17 anos de idade (nascidos em 2007), que frequentam o ensino secundário.
Esta será uma forma de, ao mesmo tempo que são instigados a aprender línguas, incentivar os jovens a tornarem-se tradutores profissionais.
Cerca de 3000 alunos em toda a União Europeia traduzem um texto de uma página entre qualquer par de línguas das 24 línguas oficiais da União Europeia.
O número de escolas convidadas a participar no concurso europeu em cada país é o mesmo que o número de assentos que o país tem no Parlamento Europeu, 21 no caso de Portugal, sendo a seleção aleatória de entre as escolas inscritas. As escolas não selecionadas para o concurso europeu poderão participar no concurso nacional.
As escolas podem inscrever-se até 14 de outubro no concurso anual de tradução, organizado pela Comissão Europeia.
No dia 28 de novembro de 2024, em todos os países da UE, os alunos traduzem um texto sob a supervisão dos seus professores.
Os 27 vencedores nacionais (1 por Estado-Membro) serão convidados para a cerimónia de entrega de prémios, que se realizará em Bruxelas, na sede da Comissão Europeia, na primavera de 2025, acompanhados de pais e professores. Os vencedores nacionais também serão contemplados com prémios.
Além disso, este ano, todas as escolas inscritas serão convidadas para um encontro digital com tradutores da Comissão Europeia, que terá lugar a 17 de outubro.
O período de inscrição começou às 12h00 de 2 de setembro e termina às 11h00 de 14 de outubro de 2024 (hora de Portugal continental).