![Educação Ambiental](/sites/default/files/Domain/Educacao-ambiental.jpg)
Webinares
![webinar fogo e território](/sites/default/files/inline-images/20240117fogo-e-territorio.jpg)
Este webinar pretende divulgar o projeto de investigação do Fire-B-aware (Perceção do risco de incêndio dos alunos do ensino básico e das suas famílias em Portugal) a decorrer no Instituto Superior Técnico entre março de 2023 e março de 2024. Este projeto pretende perceber como os alunos do ensino básico residentes em Portugal continental percecionam o risco de incêndio rural, como estão preparados para responder a eventos deste tipo e como as suas atitudes e comportamentos moldam a sua capacidade de preparação. A equipa do Fire-B-aware tem como objetivo, neste webinar, demonstrar o valor acrescentado que o projeto tem para a disciplina de Educação e Cidadania, onde se pretende realizar um questionário e uma atividade de sensibilização para o risco de incêndio aos alunos do 7.º ano do ensino básico de Portugal Continental.
![alterações climáticas](/sites/default/files/inline-images/webinar-23-marco.jpg)
Pode aceder aqui:
# Apresentação Helena Gil
# Apresentação Leonor Costa
# Apresentação Helena Freitas
# Apresentação Tatiana Carriço e alunos: Camila Henriques e Duarte Miguel
![webinar preservar os oceanos não é uma questão de género!](/sites/default/files/inline-images/webinar-preservar-os-oceanos-nao-e-uma-questao-de-genero8-junho-2021.jpg)
Veja, ou reveja o webinar aqui: Preservar os Oceanos não é uma questão de Género!
![webinar](/sites/default/files/inline-images/webinar.png)
Veja, ou reveja o webinar aqui: “Educação, Aprendizagem e Natureza – Cidadania em ação”
Webinar sobre boas práticas no domínio da educação ambiental desenvolvidas por 10 ONGA-organizações não-governamentais de ambiente.
A ação ocorre no contexto dos objetivos da Agenda 2030/ODS, da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA), Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) e Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ENCNB) e no quadro do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental para a Sustentabilidade que acompanha a cooperação entre as tutelas da Educação e do Ambiente.
Oradores:
Francisco Teixeira, Agência Portuguesa do Ambiente (APA)
Carla Pacheco, Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA )
Celeste Aires, Associação de Defesa do Ambiente (Rio Neiva) - Pode aceder à apresentação usada neste webinar aqui
Clarisse Ferreira, Centro de Conservação das Borboletas de Portugal (Tagis) - Pode aceder à apresentação usada neste webinar aqui
Isabel Fernandes, Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade (FAPAS) Pode aceder à apresentação usada neste webinar aqui
Joaquim Ramos Pinto, Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA)
Jorge Fernandes, Liga para a Protecção da Natureza (LPN) - Pode aceder à apresentação usada neste webinar aqui
José Janela, Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus) - Pode aceder à apresentação usada neste webinar aqui
Margarida Gomes, Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) - Pode aceder à apresentação usada neste webinar aqui
Paula Banza, Associação Cristã de Estudos e Defesa do Ambiente (A Rocha) - Pode aceder à apresentação usada neste webinar aqui
Teresa Oliveira, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA)
![Os Oceanos](/sites/default/files/inline-images/imagem32.jpg)
No âmbito da Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania (ENEC), a Direção-Geral da Educação (DGE) tem vindo a dinamizar vários webinares temáticos.
O objetivo deste webinar, resultante da articulação entre os domínios das Instituições e Participação Democrática e da Educação Ambiental, foi o de sensibilizar docentes, alunos e a comunidade educativa sobre a importância dos Oceanos, tema do concurso deste ano letivo no que concerne os Clubes Europeus.
Sempre existiu uma estreita relação entre os povos europeus e os Oceanos, fonte de alimentação, comércio, transporte e mesmo lazer. Com enquadramento no Pacto Ecológico Europeu, cabe-nos preservar e proteger os oceanos para que continuem a ser uma fonte de riqueza natural e económica sustentável. Devemos promover uma cidadania ativa no uso e proteção do mar, dos seus recursos e ecossistemas, das comunidades costeiras, com o objetivo de garantir oceanos saudáveis e produtivos.
Durante o webinar foi feita a apresentação dos prémios dos Clubes Europeus relativos ao ano letivo 2020/2021.
![Crianças que o oceano une](/sites/default/files/inline-images/criancas-que-o-oceno-une-2.jpg)
No âmbito do plano de ação do domínio da Educação Ambiental, a Direção de Serviços de Projetos Educativos (DSPE) da Direção-Geral da Educação (DGE), realizou o Webinar intitulado Crianças que o Oceano une na modalidade remota, no dia 26 de novembro, destinado a docentes, alunos/as, encarregados de educação e público em geral.
Este webinar em parceria com a Escola Vila Mariana – S. Paulo, Brasil tem como objetivo:
Promover uma efetiva cidadania territorial local no âmbito do ambiente
- Partilhar práticas educativas desenvolvidas em Agrupamentos de Escolas Portuguesas e Escolas do Brasil – identificação de desafios locais e a apresentação de propostas de resolução pelos alunos
- Consciencializar os jovens sobre a relevância de uma educação ambiental responsável, do impacto no seu quotidiano, e acima de tudo, inspirar com projetos que estão a ser desenvolvidos e que procuram ser demonstrativos da reflexão e ação por parte destes jovens.
![Mundos á descoberta](/sites/default/files/inline-images/webinar-mundos-descoberta-oceanarte.jpg)
Veja, ou reveja o webinar aqui: Mundos à Descoberta - Ocean'arte
Este Webinar destina-se a docentes, alunos/as, encarregados de educação e público em geral e tem como objetivos:
# Promover uma efetiva cidadania territorial local no âmbito do ambiente.
# Promover a diversidade.
# Consciencializar os jovens sobre a relevância de uma educação ambiental responsável, do impacto no seu quotidiano.
# Inspirar com exemplos e projetos que estão a ser desenvolvidos e que procuram ser demonstrativos do que se está a realizar em defesa dos Oceanos.
# Quebrar estereótipos face ao género.