Mix of colors

Projeto “Emys vai à Escola”. Sessão de lançamento

emys vai a escola2024
Notícia
Date

O projeto “Emys vai à escola” teve as suas primeiras sessões de lançamento dirigidas aos professores nos dias 15 e 16 de outubro. Estas sessões realizaram-se online e contaram com a participação de cerca de trinta professores e dois técnicos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O projeto “Emys vai à escola” nasceu da necessidade de proteção do cágado autóctone Emys orbicularis, o cágado-de-carapaça-estriada, uma espécie com estatuto de conservação “Em Perigo” em Portugal. Este projeto pretende levar às escolas do 1.º ciclo informação sobre a espécie que os alunos irão apadrinhar, as suas características e sobretudo as suas ameaças.

As escolas aderentes terão acesso a uma apresentação presencial ou online por parte da professora em mobilidade estatutária na Associação PATO, Paula Vieira e da bióloga Sara Moreira. Esta apresentação será acompanhada de uma ação de voluntariado numa linha de água doce próxima da escola com ações de limpeza das margens, corte de plantas invasoras e/ou plantação de árvores ripícolas, com o objetivo de proteger um possível habitat do Emys.

Este projeto oferece ainda um banco de atividades que permitem aprofundar o conhecimento sobre o Emys e, simultaneamente, trabalhar as diferentes disciplinas, porque todas as atividades estão articuladas com o currículo e os recursos do projeto são uma ferramenta para lecionar conteúdos. Desta forma, não há acréscimo de trabalho e o projeto não será uma sobrecarga para o docente.

Este projeto insere-se no âmbito da Educação para a Cidadania, nomeadamente, no Domínio da Educação Ambiental destacando valores de cidadania que se encontram consagrados nos princípios da Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei n.º 46/86, de 14 de outubro). Todas as atividades do banco de recurso estão enquadradas no currículo e no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Para saber mais, participe na última sessão de apresentação do projeto que se irá realizar online no dia 21 de outubro, pelas 16h30.

Participe e seja uma das escolas aderentes!