Prémio Escola Energy Up, promovido pela Fundação Galp que conta com a parceria da Direção Geral da Educação (DGE), da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) e da Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus), distingue projetos escolares que promovam a sensibilização ambiental e consumos energéticos mais eficientes junto da comunidade educativa.
Nesta 1.ª Edição do Prémio Energy Up promovida no âmbito do programa educativo Future Up, o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, do distrito de Aveiro, foi vencedor com o Projeto SmartAir, focado na promoção da mobilidade sustentável, tendo como ideia central a sensibilização para a retoma do uso de bicicletas ou de veículos de tração elétrica.
Estiveram presentes representantes da Galp Energy, Galp Solar, Direção Geral da Educação, DGEG, ADENE, Quercus, Junta de freguesia da Gafanha da Nazaré e Câmara Municipal de Ílhavo, Diretora do Agrupamento (Dra. Eugénia Pinheiro) e Equipa. Marcaram também presença representantes dos/as alunos/as (Guilherme Calisto e Sofia Santos), coadjuvados pelos/as docentes responsáveis que fizeram a apresentação dos projetos que desenvolveram.
O projeto SmartAir baseou-se no diagnóstico das condições de mobilidade na cidade, a realização de campanhas de sensibilização e ações de lóbi para melhoria dos acessos para o uso de meios de locomoção não poluentes. A iniciativa SmartAir já contava com o envolvimento do município e tinha dado origem à criação de um kit de medição de CO2 para avaliar a evolução dos níveis de poluição atmosférica na Gafanha da Nazaré.
Este projeto é um ótimo exemplo no preconizado no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, pois como referiu a Dra. Eugénia Pinheiro, permitiu aprofundar, o Projeto Educativo do Agrupamento e os valores ambientais defendidos. Foi notória a articulação deste projeto e o trabalho interdisciplinar com vista ao cruzamento de conteúdos de diferentes disciplinas (Cidadania e Desenvolvimento, Biologia, Físico-química, entre outras) e a participação ativa dos alunos nomeadamente na tomada de decisão sobre os problemas a resolver.
O prémio, consistiu na instalação de painéis solares no valor de 20 mil euros – oferecida pela Fundação Galp e pela Galp Solar, a nova empresa da Galp para o autoconsumo fotovoltaico.
A 2.ª Edição do Prémio Escola Energy Up 2021/2022 está a decorrer e as escolas podem enviar as candidaturas até dia 8 de abril. Mais informações aqui: https://www.fundacaogalp.com/pt/educacao-e-conhecimento/future-up-projeto-educativo/premio-energy-up