O projeto “Nós Propomos!” teve origem no Ensino Secundário, no 11º ano da disciplina de Geografia A, em 2001, cujo programa apelava à realização de um “Estudo de Caso” focado na pesquisa e discussão de problemas na área de residência dos estudantes – desafio que, com os anos, foi alargado aos outros níveis e graus de ensino.
O Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica” pretende:
i) Dinamizar a implementação do Estudo de Caso, no 11º ano e em outros níveis de ensino;
ii) Sensibilizar para os problemas territoriais locais, motivando a elaboração e apresentação de
propostas de intervenção local;
iii) Familiarizar os jovens com o funcionamento das autarquias e os seus objetivos;
iv) Estimular a construção de parcerias entre atores escolares e não escolares, públicos ou privados. Há um apelo continuado à participação pública nas tomadas de decisão relativas ao ambiente e ordenamento do território, numa perspetiva de governança e de cidadania territorial. Este apelo cruza-se com a preocupação em promover uma educação, desde logo a educação geográfica, comprometida com a intervenção na comunidade, numa perspetiva de justiça social e sustentabilidade.
“Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica” é promovido pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa/IGOT-ULisboa e dirige-se a estudantes e docentes de Geografia do 11º ano e de outros níveis do Ensino Secundário, regular ou profissional (Projeto Nós Propomos! Grandes Cidadãos), dos 2º ciclo e 3º ciclo do Ensino Básico (Projeto Nós Propomos! Jovens Cidadãos), e do 1º ciclo do Ensino Básico (Projeto Nós Propomos! Pequenos Grandes Cidadãos), de escolas do ensino público, privado ou cooperativo.
Informações no website do Projeto e ao formulário de inscrição através do link: www.igot.ulisboa.pt/projeto-nos-propomos