Mix of colors

Jardim Zoológico - Programas Educativos Online para Escolas 2020

Jardim Zoológico - Programas Educativos Online para Escolas 2020
Notícia
Date

O programa educativo promovido pelo Jardim Zoológico, na sua vertente dirigida a escolas, é reconhecido de utilidade educativa pela Direção-Geral da Educação/Ministério de Educação, por desempenhar um papel importante no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade e da Educação para a Cidadania na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário.

Este reconhecimento evidencia o paralelismo pedagógico entre os conteúdos veiculados pelo Jardim Zoológico e os curricula escolares enquanto elemento de ligação entre a escola e o mundo real, numa perspetiva de contextualização das aprendizagens desenvolvidas na sala de aula. O programa educativo do Centro Pedagógico está ainda articulado, tanto nos conteúdos transmitidos como nos objetivos de aprendizagem, com o Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade e com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania

Na sequência da contenção da pandemia COVID-19, o Jardim Zoológico adapta os seus programas educativos presenciais para escolas para sessões gratuitas por videoconferência, na plataforma Zoom. Estas sessões para escolas serão orientadas por um Biólogo, Educador Zoológico que, de forma interativa, envolve as crianças e jovens através conteúdos dinâmicos e motivadores de acordo com o currículo, desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário. Cada sessão online terá um tema específico adaptado a cada ciclo de escolaridade de acordo com o Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e ainda com as áreas de competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Estas sessões decorrerão no canal oficial de You Tube do Jardim Zoológico entre 20 de abril e 29 de maio, em dias úteis e cada dia será dedicado a um ciclo de escolaridade.

Os conteúdos abordam as temáticas "Sustentabilidade, ética e cidadania", "Produção e consumo sustentáveis", Biodiversidade" e "Água" do Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Estarão ainda alinhadas com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania abrangendo as seguintes áreas de competências e valores:

Áreas de competências:

- Bem-estar, saúde e ambiente;

- Raciocínio e resolução de problemas;

- Informação e comunicação;

- Pensamento crítico e pensamento criativo;

- Saber científico, técnico e tecnológico;

Valores:

- Cidadania e participação;

- Excelência e exigência;

- Curiosidade, reflexão e inovação

Calendarização:

calendário

Planos de Sessão

Educação Pré-Escolar – Conhecimento do Mundo

Temas das sessões: “No Reino do Jardim dos Animais”; “No Mundo da Bicharada”; “Ao Ritmo da Batuta”; “Super Heróis da Natureza”; “Os 5 sentidos”; “Visita guiada Virtual”

Objetivos de aprendizagem:  

- Conhecer diferentes espécies, onde habitam e de que se alimentam (sessão 1);

- Conhecer os perigos que enfrentam os animais (sessão 2);

- Descobrir os diferentes sons dos animais (sessão 3);

- Conhecer características únicas de alguns animais (sessão 4);

- Conhecer os 5 sentidos mais desenvolvidos nos animais (sessão 5);

- Reconhecer boas práticas para a conservação da Natureza (todas as sessões);

- Consolidar conhecimentos das sessões anteriores (sessão 6).

 

1º CEB - Animais e o seu meio

Temas das sessões: “Animais Domésticos e Selvagens”, “Onde vivem os animais?”, “Os 5 Sentidos”, “Organizações Sociais”, “Boas Práticas”, “Visita guiada Virtual ao Jardim Zoológico”.

Objetivos de aprendizagem:  

- Distinguir animais domésticos e selvagens (sessão 1);

- Identificar características dos diferentes grupos de animais (mamíferos, répteis, aves) (sessão 1);

- Identificar dois habitats diferentes (sessão 2);

- Nomear os cinco sentidos presentes no ser humano (sessão 3);

- Nomear um animal que viva em grupo e um que seja solitário (sessão 4);

- Identificar duas ameaças que os animais enfrentam na natureza (sessão 5);

- Definir como podemos contribuir para a conservação da natureza (sessão 5);

- Consolidar conhecimentos das sessões anteriores (sessão 6)

 

2º CEB - Adaptações e comportamentos

Temas das sessões: “As classes dos animais”, “Características e Locomoções”, “Adaptações e comportamentos”, “Comportamentos Reprodução”, “Conservação de Biodiversidade” e “Visita guiada virtual”.

Objetivos de aprendizagem:  

- Identificar características das diferentes classes de animais (mamíferos, répteis, aves) (sessão 1);

- Identificar três tipos de locomoções diferentes (sessão 2);

- Explicar duas adaptações de dois animais diferentes para a savana e para a floresta tropical (sessão 3);

- Explicar a diferença entre vivíparo e ovíparo (sessão 4)

- Identificar duas ameaças que os animais enfrentam na natureza (sessão 5);

- Definir como podemos contribuir para a conservação da natureza (sessão 5);

- Consolidar conhecimentos das sessões anteriores (sessão 6)

 

3ª CEB – À Descoberta dos Ecossistemas

Temas das sessões: “Os ecossistemas”, “As relações Bióticas”, “Serviços de Ecossistemas”, “Cadeias tróficas”, “Conservação de biodiversidade”, “Visita guiada virtual”

Objetivos de aprendizagem:  

- Definir o conceito de Ecossistema (sessão 1);

- Identificar três relações bióticas diferentes (sessão 2);

- Enunciar os três tipos de serviços prestados pelos ecossistemas (sessão 3);

- Distinguir três níveis dentro de uma cadeia trófica (sessão 4)

- Identificar as quatro maiores ameaças que os animais enfrentam na natureza (sessão 5);

- Definir como podemos contribuir para a conservação da natureza (sessão 5);

- Consolidar conhecimentos de sessões anteriores (sessão 6)

 

Ensino Secundário – De Lineu a Darwin

Temas das sessões: “Sistemática dos seres vivos”, “Fixismo e Evolucionismo”, “Lamarckismo e Darwinismo”, “Seleção natural e artificial”, “Conservação de biodiversidade” e “Visita guiada virtual”

Objetivos de aprendizagem:  

- Explicar a importância de descrever e classificar os seres vivos cientificamente (sessão 1);

- Identificar duas diferenças entre uma teoria fixista e uma teoria evolucionista (sessão 2);

- Enunciar os 2 princípios que estão na base da teoria darwinista (sessão 3);

- Diferenciar seleção natural de seleção artificial (sessão 4)

- Identificar e explicar as quatro maiores ameaças que os animais enfrentam na natureza (sessão 5);

- Definir como podemos contribuir para a conservação da natureza (sessão 5);

- Consolidar conhecimentos de sessões anteriores (sessão 6)