O Dia Mundial do Ambiente é celebrado desde 1974, no dia 5 de junho, e envolve governos, empresas e cidadãos em torno das questões ambientais.
Este ano de 2023 comemora-se o 50º do Dia Mundial doa Ambiente sendo do tema da campanha #CombataAPoluiçãoPorPlástico (#BeatPlasticPollution) – promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA / UNEP) e pede soluções globais para combater a poluição por plásticos..
Mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano, metade das quais de uso único. Desse total, menos de 10% é reciclado. Estima-se que 19 a 23 milhões de toneladas acabam em lagos, rios e mares.
O problema do lixo marinho e os impactos adversos da poluição plástica – da degradação ambiental às perdas econômicas para comunidades e indústrias, bem como, aos riscos para a saúde humana – mostra-nos que temos de fazer melhor. É hora de darmos as mãos para mudar a rota do lixo marinho e da poluição plástica, implementando soluções, com urgência, inovação, compromisso e responsabilidade.
Este problema requer atenção e ação imediata e sustentada. Com a ciência disponível e as soluções para enfrentar o problema, governos, empresas e outras partes interessadas devem ampliar e acelerar as ações para resolver esta crise.
O Dia Mundial do Meio Ambiente 2023 visa mostrar como podemos e devemos usar este material de forma mais sustentável, de modo a acabar com a poluição plástica. O mote escolhido para 2023 lembra, ainda, que as ações individuais em relação à poluição por plásticos têm um grande impacte ao nível global.
No âmbito da área curricular de Educação para a Cidadania, nomeadamente no domínio da Educação Ambiental, são desenvolvidos, nas escolas, vários projetos sensibilizando e procurando soluções para esta problemática.
Juntos vamos conseguir!