No âmbito do projeto Alimentação Saudável e Sustentável, desenvolvido pelo Programa Eco-Escolas, o desafio Eco-Cozinheiros iniciou a sua 5ª edição, tendo a 1.ª Prova Regional decorrido na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Caldas da Rainha, no dia 16 de março.
Nesta etapa, as equipas de alunos do Centro de Educação e Desenvolvimento D. Maria Pia, Lisboa, da Escola Básica Alexandre Herculano, Santarém e da Escola EB 1,2,3 c/ JI Pedro de Santarém, Lisboa confecionaram, com a supervisão dos professores, as ementas previamente elaboradas nas escolas.
Estas ementas consistiram numa refeição completa composta por sopa, prato principal e sobremesa sendo que os ingredientes utilizados, de acordo com as regras, deveriam estar em consonância com as estações primavera/verão e passíveis de serem reproduzidas em cantinas.
A prova decorreu com muito nervosismo, mas também com muita animação e envolvimento. Foi notório o espírito de equipa, a interajuda entre as equipas e o sentido de responsabilidade, revelando-se uma atitude cívica individual para além de uma boa comunicação e diálogo
Constatou-se, mais uma vez, que Projetos como este, que são sustentados no tempo, em que os jovens são ouvidos e o processo de aprendizagem é vivenciado, potenciam as aprendizagens em várias disciplinas (Cidadania e Desenvolvimento, matemática, físico-química, português, TIC entre outras)
Foram apurados para a Prova Final:
- Centro de Educação e Desenvolvimento D. Maria Pia
- Escola EB 1,2,3 c/ JI Pedro de Santarém
Parabéns a todos os participantes, pelo magnífico desempenho!