Apresentação e divulgação do Projeto “A Teu Lado”, promovido pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), em parceria com diversos organismos a realizar no dia 28 de abril de 2022.
As entidades parceiras do referido Projeto são, respetivamente, a Direção Geral da Educação (DGE), a Direção Geral de Saúde (DGS), a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Polícia de Segurança Pública (PSP), o Instituto da Segurança Social (IP), o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).
Com vista a responder às necessidades de uma intervenção precoce com crianças vítimas de violência doméstica, visando romper o ciclo intergeracional, surge o presente Projeto “A Teu Lado”, promovido pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ).
Este projeto pretende potenciar a articulação entre a rede nacional de apoio às vítimas de violência doméstica e o sistema de proteção à juventude, tendo como objetivo principal estabelecer um modelo que intervenha precocemente prevenindo traumas e promova impactos efetivos na prevenção da violência doméstica, quebrando a transmissão intergeracional.
Tem como foco quatro eixos:
- Apoio imediato e resposta às crianças, no dia seguinte ao episódio de violência doméstica registado pela polícia ou outro interessado;
- Ação preventiva contra a normalização da violência de género e quebra de ciclos de vitimização e agressão;
- Resposta especializada às crianças que perdem os seus pais ou representantes legais em homicídio no contexto de violência doméstica;
- Intervenção coordenada entre o sistema nacional de proteção à criança e à juventude e a rede nacional de apoio às vítimas de violência doméstica.
-
Inicialmente este projeto piloto será implementado em 5 concelhos pertencentes a duas zonas do país, Grande Lisboa e Algarve. Os concelhos da Grande Lisboa são: Amadora, Loures e Seixal. E os concelhos do Algarve, Faro e Loulé.
Link do projeto que se encontra na página da CNPDPCJ.