Participaram na IV edição autores originários de 39 países – Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, China, Cuba, Egito, Sérvia, India, Irão, Noruega, Peru, Rússia, Turquia, entre outros –, tendo os 1300 cartoons recebidos sido agrupados em um de dois escalões definidos no Regulamento do Concurso: a categoria estudante, que abrange todos os jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos, e a categoria profissional, que engloba todas as idades a partir dos 18 anos.
A Equipa do Júri deste ano da IV edição contou com a presença de Biratan Porto, do Brasil; Fawzy Morsy, do Egito; Omar Perez, da Espanha; António Santos e Ricardo Ferreira, de Portugal, todos cartoonistas profissionais.
Efetuada a apreciação dos trabalhos entregues, como vencedores profissionais foram premiadas as cartoonistas Izabela Kowalska-Wieczorek, da Polónia; Mahboube Pakdel, do Irão e o cartoonista, Mohammadhosein Akbari, também do Irão.
Já na categoria estudante, os premiados foram alunos da Turquia, Didar Askin, Paylas Kiraz e o Serkan Gudukoglu.
Na secção nacional, foram nomeados os alunos Esperança Pereira, da Escola Secundária Viriato, em Viseu; Laura Post, do Agrupamento de Escolas de Tábua; Raquel Silva, do Colégio Atlântico, do Seixal; Tiago Santos, do Agrupamento de Escolas do Carregal do Sal e Tomás Ventura e Mariana Vale, do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo.
O grande objetivo deste festival consiste em proporcionar a cada criança, a partir das circunstâncias em que se encontra, a possibilidade de mostrar o seu juízo crítico, alertando para as condições onde e como “vive”, divulgar a sua cultura, as suas tradições, o seu grito de alerta, ou simplesmente, ter a possibilidade de mostrar a sua arte.
Mais informação disponível em https://www.facebook.com/International-School-Cartoon-Festival-Portugal-100589098520513.
Para visualizar a sala virtual onde se encontram os cartoons, clique aqui: https://www.emaze.com/@AOTCFQQWR/iv-iscft-2021