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Construir uma cultura de Direitos da Criança – o papel da Escola

Construir uma cultura de Direitos da Criança – o papel da Escola
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No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, os Direitos Humanos são reconhecidos na educação como referencial de valores e princípios por que se deve pautar a cultura e as práticas das escolas, tendo em vista o desenvolvimento e formação de cidadãos responsáveis, ativos, democráticos e participativos.

Tendo por base o Preâmbulo da Convenção sobre os Direitos da Criança, o mais ratificado dos Tratados sobre direitos humanos, é essencial “preparar plenamente a criança para viver uma vida individual na sociedade e ser educada no espírito dos ideais proclamados na Carta das Nações Unidas e, em particular, num espírito de paz, dignidade, tolerância, liberdade, igualdade e solidariedade”. Deste modo, a Educação pelos Direitos da Criança, enquanto abordagem e conjunto de práticas, contribui para transformar a forma como os Direitos da Criança são percebidos e aplicados na comunidade educativa, e potencia a colaboração entre adultos e crianças, de forma significativa e sustentada.

Neste webinar, pretende-se refletir sobre os Direitos da Criança no contexto educativo e de que forma é que esta abordagem permite aprofundar o conhecimento e o exercício dos Direitos Humanos, contribuindo para o desenvolvimento e bem-estar de todos, em prol de ambientes mais justos e equitativos.

Esta iniciativa dirige-se à comunidade educativa, respetivamente, docentes, profissionais de educação, técnicos e outros cidadãos, e conta com a participação de Francisca Magano, (UNICEF Portugal), a qual irá fazer uma abordagem educativa pelos Direitos da Criança, sendo igualmente apresentadas experiências no programa da UNICEF “Escolas pelos Direitos”, pela docente Teresa Serrão e duas crianças do Agrupamento de Escolas Luís António Verney.

Programa:

Doutor José Carlos Sousa               

Diretor de Serviços e Projetos Educativos da Direção-Geral da Educação

Dra. Francisca Magano

Diretora de programas e políticas de infância na UNICEF Portugal. É Mestre em Psicologia da Justiça e do comportamento desviante, pela Universidade Católica Portuguesa. Antes de se juntar à UNICEF em 2014, colaborou com várias organizações em Itália, Inglaterra e vários outros países da África subsariana.       

Dra. Teresa Serrão

Teresa Evangelista Serrão, 50 anos, educadora de infância desde 1993. Licenciatura em educação Pré-Escolar. Pós-graduação em Administração Educacional. Especialização em Bibliotecas Escolares. No presente ano letivo, exerce o cargo de professora Bibliotecária.

 

Link para Inscrição: https://dge-me-pt.zoom.us/webinar/register/WN_LLeZtDC2TCqNr3ACwV-10g