Celebra-se no dia 22 de agosto o Dia Internacional de Homenagem às Vítimas de Violência Baseada na Religião ou Crença. Instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2019, esta data é um momento para lembrar aqueles que sofreram e sofrem perseguição, discriminação e violência devido às suas crenças religiosas ou espirituais. O dia serve também como um apelo à tolerância, respeito e proteção dos direitos humanos fundamentais.
Infelizmente, hoje, em várias partes do mundo, ainda há pessoas que continuam a ser perseguidas devido às suas crenças, por defender uma fé ou pelo seu ateísmo. Esta violência pode assumir diversas formas, desde a exclusão social e discriminação, até atos extremos de tortura e genocídio.
Hoje, líderes religiosos, organizações e governos, unem-se em comemorações, discursos e campanhas de consciencialização para afirmar a importância da liberdade religiosa como um direito inalienável de todo o ser humano. O objetivo desta celebração é sensibilizar a sociedade para a necessidade urgente de combater as injustiças e promover uma cultura de paz e compreensão mútua.