“Liberdade de expressão e literacia mediática” é o grande tema do debate a cinco que irá celebrar o arranque da operação 7 dias com os Media 2020 – sem sair de casa, que acontece já no próximo domingo, dia 3 de maio, dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Este diálogo de pouco mais de uma hora junta online dois Secretários de Estado, uma responsável pela leitura em Portugal, o diretor de um jornal diário que aceitou ser media partner desta operação, e um embaixador da juventude. Será difundido a partir das 00h00 de dia 3 no site da iniciativa e na sua página no Facebook.
Nuno Artur Silva e João Costa são os dois Secretários de estado, o primeiro do Cinema, Audiovisual e Media, o segundo Secretário Adjunto e da Educação. Teresa Calçada é Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027 e membro do GILM – Grupo Informal sobre Literacia Mediática, (grupo responsável pela organização desta operação. Manuel Carvalho é diretor do jornal Público e João Martins é Embaixador da Juventude no projeto Better Internet for Kids. Gravado, como é habitual por estes dias de Pandemia COVID-19, com recurso a uma plataforma de videoconferências online, o debate contou com a moderação do jornalista da RTP Daniel Catalão.
Juntos aceitaram conversar sobre um tema que interpela diretamente as suas áreas de intervenção profissional e a que são sensíveis também enquanto cidadãos. Com o objetivo de convidar a sociedade para um momento de reflexão e de pensamento crítico sobre os media, falaram dos desafios que a liberdade de expressão enfrenta no atual momento histórico, de desinformação e de excesso de informação. Também não ficaram de fora as respostas que pelo mundo foram sendo dadas à pandemia, assim como a crise dos media, a relação entre liberdade de expressão e liberdade de imprensa, e, ainda, os objetivos desta operação em que aceitaram participar.
Recorda-se que a organização da operação 7 dias com os media é da responsabilidade do GILM, grupo composto por onze instituições públicas, com atribuições na domínio da educação para os media, do serviço público de media ou da sua regulação: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, Conselho Nacional de Educação, Comissão Nacional da Unesco, Direção-Geral de Educação, Centro Internet Segura da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Direção- Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Plano Nacional de Leitura 2027, Rádio e Televisão de Portugal, Rede de Bibliotecas Escolares e Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros.
Na organização deste ano, além do jornal Público e do Público na Escola surgem ainda como media partners a Antena 1, a Rádio ZigZag (responsável pela música da edição) e a Estrelas & Ouriços. A apoiar estão também o Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, o MILObs – Observatório sobre Media, Informação e Literacia (de que o GILM faz parte), o Agrupamento de Escolas Quinta de Marrocos, Cenjor e a Agenda Cultural do Porto.
A semana 7 dias com os media existe desde 2013. Hoje, como há oito anos, continua a incentivar e promover a partilha de projetos e atividades que possibilitem conhecer melhor os media e contribuir para melhorar a literacia mediática dos cidadãos em geral.