Este dia foi estabelecido através da Resolução 2142 (XXI) da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 26 de outubro de 1966, em virtude dos acontecimentos ocorridos no dia 21 de março de 1960. Nesse dia, a polícia abriu fogo e matou 69 pessoas numa manifestação pacífica em Sharpeville, na África do Sul, contra leis que aprofundavam o Apartheid.
O seu objetivo é mobilizar a sociedade civil para a luta contra a discriminação racial, bem como a importância da «Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial» (1965).
Em Portugal, a cerimónia realiza-se, este ano, no Centro Cultural de Belém, entre as 14h30 e as 17h30 e pretende destacar o primeiro Plano Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação, assim como refletir sobre políticas e estratégias de combate ao racismo.
O evento terá a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, terá transmissão online nos canais oficiais do Alto Comissariado para as Migrações e requer inscrição prévia em Dia Nacional e Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial (google.com)
#PortugalContraORacismo
Video: Youth standing up against racism – a future of race equality is within our grasp | UN Human Rights - https://youtu.be/dpu_6sFk_78