No passado dia 14 de junho, o GENE – Global Education Network Europe (Rede Europeia de Educação Global) realizou um evento de lançamento do processo de 18 meses que conduzirá ao desenvolvimento de uma nova “Declaração Europeia sobre Educação Global até 2050”.
A Comissária Europeia para as Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen, que procedeu à abertura do evento, e os Ministros/Secretários de Estado das áreas de Negócios Estrangeiros e Desenvolvimento Internacional e da Educação de vários países da Europa salientaram a importância da Educação Global para a política educativa, assim como para a política externa e cooperação internacional. Relativamente a Portugal, a intervenção esteve a cargo do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André.
O evento assinalou também o 20.º aniversário do GENE, tendo sido reconhecida a ação desta rede europeia para os progressos realizados na área da Educação Global nos últimos 20 anos.
Através do processo iniciado com este evento, pretende-se lançar um olhar sobre o futuro da Educação Global e estimular um apoio político mais amplo e um compromisso político com a Educação Global.
Ministérios e agências nacionais, organizações internacionais e outras entidades interessadas na Educação Global na Europa são convidados a envolverem-se neste processo de criação de uma nova “Declaração Europeia sobre Educação Global até 2050” que culminará em novembro de 2022, no 20º aniversário do primeiro Congresso e Declaração de Maastricht.
As entidades de Portugal que integram o GENE são: Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.; Direção-Geral da Educação; CIDAC - Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral.
Saber mais:
https://cidadania.dge.mec.pt/desenvolvimento-sustentavel/global-education-network-europe