Desenvolvimento Sustentável

Global Education Network Europe

Paragraph

O GENE (Global Education Network Europe) é uma Rede Europeia para a Educação Global, que reúne representantes de ministérios, agências e outras entidades nacionais responsáveis pela Educação Global/Educação para o Desenvolvimento. A ação do GENE tem–se vindo a destacar, desde 2001, nos domínios da investigação, acompanhamento e avaliação de Estratégias nacionais e europeias bem como mecanismos de financiamento e estruturas de coordenação em matéria de Educação Global/Educação para o Desenvolvimento.
As entidades de Portugal que são membros do GENE são: o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., a Direção-Geral da Educação e o CIDAC - Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral.

 

Relatório sobre a Educação Global/Educação para o Desenvolvimento em Portugal

O Relatório sobre a Educação Global/Educação para o Desenvolvimento em Portugal, elaborado pelo GENE – Global Education Network Europe  – foi apresentado no Fórum de Educação pelo Desenvolvimento, realizado na Assembleia da República, em 28 de outubro de 2014. Este Relatório resulta do processo de Peer Review (Revisão pelos Pares), na sequência da visita de uma equipa internacional do GENE a Portugal, ocorrida em 2013.
Através de um processo de investigação e de várias entrevistas com os principais intervenientes, a equipa internacional do GENE recolheu informação, apresentou perspetivas críticas sobre o estado atual da Educação para o Desenvolvimento e Educação Global em Portugal e formulou recomendações sobre as possibilidades de desenvolvimento futuro.
Este processo, facilitado pelo GENE, foi realizado em cooperação com o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, o Ministério de Educação e Ciência – Direção-Geral da Educação, o CIDAC (Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral) e a Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento, enquanto interlocutores nacionais.
 

Conferência Internacional “Building a World of Justice and Solidarity: Global Education in the School System