A DGE irá realizar novamente a oficina de formação "Literacia para os media e jornalismo: práticas pedagógicas com os media e acerca dos media", com o registo de formação CCPFC/ACC – 100460/18, no âmbito da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento – domínio dos media, com a duração de 40 horas.
A oficina tem como objetivo capacitar os professores para o desenvolvimento de atividades de Educação para os Media, seguindo a metodologia de projeto e envolvendo alunos e outros membros das comunidades escolar e educativa.
Os/As formadores/as são jornalistas e académicos/as especialistas da área do jornalismo e irão abordar conceitos de media e jornalismo com base na análise e discussão de estudos internacionais, articulando-os com a exploração de recursos pedagógicos, com a finalidade de conceber e desenvolver projetos de Educação para os Media nas escolas onde os/as formandos/as exercem funções.
A oficina de formação, de 40 horas (20h trabalho autónomo e 20h presencial) repartidas em 7 sessões, irá decorrer na Figueira da Foz, Covilhã, Santarém e Sines, em simultâneo, nos seguintes dias:
27 janeiro* | 10 fevereiro | 24 fevereiro | 10 março | 24 março | 07 abril | 14 abril
(quartas-feiras: das 17h às 20H, * das 17h às 19h)
Formadores/as: João Figueira e Vanessa Rodrigues (Figueira da Foz) | Luís Santos e Cristina Guerreiro (Covilhã) | Marisa Silva e Sofia Branco (Santarém) | Ana Martinho e Paulo Barriga (Sines)
Destinatários/as: Docentes de Ensino Básico e Secundário
Critérios de seleção:
1.º - Docentes da zona das turmas de formação: Figueira da Foz, Covilhã, Santarém e Sines
2.º - Par pedagógico do mesmo Agrupamento Escola (visando a criação de condições para a conceção e desenvolvimento de projetos de Educação para os Media em escolas nas quais os formandos exercem funções)
3.º - Docentes de 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
4.º - Ordem de inscrição
As inscrições decorrerão de 12 a 21 de janeiro.
# Procedimentos de inscrição aqui
Para os efeitos previstos no n. º1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de docentes dos Ensinos Básico e Secundário.
Para efeitos do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira.
A frequência desta ação é gratuita para os/as participantes.