No âmbito do projeto YouNDigital & Clubes de Informação e Comunicação, é lançado o primeiro desafio às nossas escolas com o tema, Leitura dos Media para um consumo consciente. O vídeo do desafio pode ser visto aqui.
Compras impulsivas e promoções (aparentemente) irresistíveis: está a chegar a BlackFriday, que, mundialmente, se assinala na última sexta-feira do mês de novembro. Em Portugal, o apelo a esta data começou em outubro e com ela a necessidade de evocar o consumo consciente e responsável. Logo depois, inicia-se a época natalícia e, com ela, novamente o apelo ao consumo.
Cruzar o domínio dos Media com o domínio de Literacia Financeira e Educação para o Consumo é o desafio que te propomos, em parceria, a rede de Clubes de Comunicação e Informação e o projeto YouNDigital - Jovens, Notícias e Cidadania Digital.
Que reflexões é que estas datas te provocam?
Queremos ler-te ou ouvir-te. Deixamos-te algumas pistas e propostas de tópicos que podes abordar em texto, áudio ou vídeo:
- Competências como: saber ler e identificar publicidade e campanhas em massa é um dos alertas dos media assim como o apelo ao pensamento e análise crítica sobre este fenómeno;
- Identificar riscos: publicidade agressiva e enganosa; manipulação; segurança online; compras online – roubo de identidade, fraudes, entre outros; consumo sem regras;
- Apelar ao consumo consciente e responsável;
- Alertar para datas críticas entre o consumo sem regras (consumismo) e o consumo consciente e responsável (consumerismo): Natal / BlackFriday / NovemberFriday
- O paradoxo: o sábado logo a seguir à Black Friday é o Dia Mundial Sem Compras.
Para a tua proposta ser considerada para o concurso final, em que será atribuído um prémio, deves obrigatoriamente usar os seguintes hashtags: #YouNDigital&CIC e colocar também o #NOMEDOCLUBE a que pertences (como por exemplo, #EçaNews ou #AlertaFernão).
Podes publicar a resposta ao desafio em https://app.youndigital.pt/login/
Para a realização destes desafios podes consultar os Referenciais:
- Referencial Educação para os Media
- Referencial Educação Financeira
- Referencial Educação para o Consumidor
Esta iniciativa associa-se ao Ano Europeu da Educação para a Cidadania Digital 2025, promovido pelo Conselho da Europa.