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Da Redação para as Escolas – literacia para os media no terreno – candidaturas abertas!

Da Redação para as Escolas – literacia para os media no terreno – candidaturas abertas!
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A Associação Literacia para os Media e Jornalismo – que tem por missão disponibilizar a professores metodologias, recursos e ferramentas que possam ser usadas em atividades de literacia para os media com alunos – disponibiliza, este ano letivo, um programa chamado Da Redação para as Escolas, ao qual os estabelecimentos de ensino podem candidatar-se, sem quaisquer custos associados.

 

O programa, que vigorará durante o ano letivo de 2022/23, assume duas formas:

1) desenvolvimento de um projeto apadrinhado por um/a jornalista;

2) organização de sessões únicas de sensibilização e partilha de conhecimento e experiência.

Em ambos os casos, as equipas deslocam-se às escolas.

 

Modalidades:

 1) as escolas apresentam projetos para serem acompanhados por uma dupla de mentores, que terá a função de formar professores e seguir, em maior profundidade, os trabalhos sobre Literacia para os Media que as escolas queiram desenvolver. Os padrinhos/madrinhas serão pessoas com quem escolas e professores poderão contar ao longo de todo o processo de desenvolvimento de um projeto de Literacia para os Media. Além de formadores, serão mentores e facilitadores para os professores e, de forma indireta, para os alunos. A título de exemplo, se uma escola pretender desenvolver um projeto para o qual é essencial compreender o funcionamento da televisão ou da fotografia, os padrinhos/madrinhas poderão agilizar contatos para que sejam possíveis visitas a redações ou encontros com jornalistas e profissionais de áreas específicas. Estão previstas 15 mentorias por ano letivo (com 5 sessões cada); cada escola só pode recorrer a esta modalidade uma vez por ano.

Em qualquer das modalidades acima descritas, podem ser abordadas qualquer uma das seguintes temáticas:

  • Literacia para os media, enquadramento e desafios
  • O que são os media e como funcionam
  • Elementos e princípios do jornalismo
  • Valores-notícia e a notícia: como se constrói
  • Fontes de informação, ética e deontologia na era digital
  • Regulação e mecanismos de participação
  • Os géneros jornalísticos e a hibridização de géneros no jornalismo digital
  • “Notícias” falsas, “factos” alternativos e desinformação na era da pós-verdade
  • Como se lê e consome notícias na atualidade: redes sociais, vídeos e consumo via telemóvel
  • Democratização da informação e exercício de cidadania (formação de públicos ativos e críticos em relação à informação)
  • O “jornalismo-cidadão”
  • Ativismos nas redes e espaço público global
  • Ser cidadão no século XXI: análise das competências de cultura democrática

A Associação Literacia para os Media e Jornalismo atribuirá ainda três prémios para distinguir os melhores projetos criados no âmbito do projeto (https://associacaoliteracia.pt/premios-literacia-para-os-media/), em três categorias:

  • Escola com melhor projeto (o que mais se destacou em termos do envolvimento da comunidade escolar e educativa)
  • Escola com o projeto mais inovador (em termos de plataformas utilizadas e tipo de conteúdos produzidos)
  • Padrinho/madrinha do ano (jornalista cujo projeto que apadrinha mais se destaca na promoção da Literacia para os Media)
  • Pedir uma formação é simples. Basta seguir os seguintes passos:

  • PROCURAR os formadores disponíveis (por nome, área de formação ou localização) – em https://associacaoliteracia.pt/bolsa-formadores/ - e, no perfil de cada formador, conferir as suas áreas de especialização, os seus dados biográficos, o seu currículo, etc.
  • PEDIR FORMAÇÃO (no perfil de cada formador, clicar no botão para pedir a formação diretamente)
  • ENVIAR PEDIDO (depois de pedir formação no perfil do formador, basta concluir o pedido preenchendo os seus dados).
  • Contacto para mais informações: literaciaparaosmedia@gmail.com