O Atlas dos Alunos de Origem Imigrante: quem são e onde estão nos ensinos básico e secundário em Portugal tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre os alunos com origem imigrante, conhecendo o seu perfil sociodemográfico e a sua localização no território nacional. Analisa-se em que medida existem (des)continuidades entre as condições sociais destes alunos e as dos seus pares autóctones e, tratando-se de um grupo bastante heterogéneo, explora-se de que modo estas mesmas condições variam conforme a origem nacional, o tipo de ascendência e o estatuto geracional dos alunos com origem imigrante. Este Atlas tem como base microdados cedidos pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) referentes a todos os alunos inscritos nos ensinos básico e secundário da rede pública em Portugal continental na segunda década dos anos 2000. Numa primeira fase, analisa-se o conjunto dos alunos com origem imigrante e, numa segunda fase, é detalhada a informação relativa aos alunos que têm origem nos 18 países mais representados nas escolas portuguesas.