No dia 14 de Dezembro de 2023, a Escola Secundária Fernão Mendes Pinto e a Escola Secundária de São João do Estoril promoveram atividades de interseção entre os domínios da Educação para a Cidadania, Interculturalidade e Direitos Humanos, envolvendo cerca de 130 alunos e docentes que participaram ativamente nos desafios colocados.
Os objetivos das sessões foram alargar a ideia da universalidade dos Direitos Humanos, desenvolver a capacidade para interpretar o quotidiano social de modo crítico e imparcial e consciencializar os participantes para o etnocentrismo e os preconceitos que existem em cada um de nós e nas outras pessoas.
Alguns conceitos chave abordados foram: Interculturalidade, Pluralismo e Multiculturalidade.
A interculturalidade, enquanto processo educativo, convida à interação e diálogo sobre o que é diverso e similar, com consciência de que as ideias que vamos formulando sobre o diverso, sobre outras pessoas e grupos com quem nos cruzamos, têm por base as nossas próprias crenças, aprendizagens, experiências e identidades culturais múltiplas.
A Escola desempenha, assim, um papel fundamental nos processos de reconhecimento e inclusão da diversidade cultural, linguística, étnica e religiosa que compõem atualmente a nossa sociedade.