Como pode o teatro ser uma ferramenta para o ensino do português língua estrangeira? Que espaços, condições, enunciados e materiais são necessários? Sabemos que compreender as palavras e o seu sentido não é o mesmo que ser capaz de as usar para se exprimir. Sabemos que uma língua é muito mais que gramática e vocabulário. Sabemos também que comunicar, usando a voz e o gesto numa língua não materna, é um ato de coragem. Neste curso, permite-se explorar os conceitos teatrais de jogo, improvisação e oralidade, aplicados às competências linguísticas. Através de exercícios práticos, em sala e no Museu, vamos experimentar e recriar enunciados que pressupõem uma apropriação individual daquilo que se diz e de como se diz, sendo que o mais importante é potenciar nos alunos a vontade de comunicar, de se expressar, de partilhar algo com os outros e de gerar diálogo. Os exercícios podem ser adaptados a diferentes contextos de aprendizagem, e foram criados a partir de uma longa parceria entre professora e artista, no âmbito do acolhimento e integração de refugiados. Conceção e orientação: Isabel Galvão, Sofia Cabrita DURAÇÃO TOTAL 15 HORAS (2 SESSÕES DE 6 HORAS E 1 SESSÃO DE 3 HORAS); 11 e 18 jan (sábados) 10:00–17:30; 19 jan (domingo) 10:00–13:00; Mais informação: Diana Pereira, Educação / Adultos, Museu Calouste Gulbenkian, Av. de Berna, 45A, 1067-001 Lisboa; +351 21 7823000; t.+351 21 782 3480; dlpereira@gulbenkian.pt |
Formação Pedagógica - Aqui eu conto!
Notícia
Date