O Alto-Comissariado para as Migrações (ACM) lançou, no dia 12 de dezembro, na Comunidade Hindu de Portugal, em Lisboa, o Calendário Inter-religioso “Celebração do Tempo 2020”, que assinala o Ano Internacional da Fitossanidade. A sessão contou com a presença de representantes das várias comunidades religiosas representadas no calendário tendo sido promovida pelo ACM , representada pelo seu presidente Pedro Calado e tendo contado com a presença da Senhora Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, neste ano em que Lisboa mereceu a distinção de ser considerada Capital Verde Europeia.
O Calendário Inter-Religioso Celebração do Tempo tem o seu enfoque temático no valor do cuidado dos bens da Natureza, especialmente para a alimentação mundial, reflexão proposta pelas Nações Unidas que indica o ano de 2020 como Ano Internacional da Fitossanidade.
No seu conteúdo, o Calendário apresenta as datas celebrativas das principais religiões implantadas em Portugal, assim como as datas comemorativas de cariz nacional, internacional e mundial.
Uma das preocupações do Alto Comissariado para as Migrações tem sido a defesa efetiva dos direitos humanos das pessoas migrantes em Portugal e a criação e desenvolvimento de espaços de diálogo entre pessoas de diferentes religiões e crenças, através do Diálogo Inter-Religioso.
Contou com a parceria do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - a Celebração do Tempo, oferece também um conteúdo literário enriquecido de textos sobre a temática dos Direitos Humanos da responsabilidade da investigadora Susana Alves e de duas colaborações individuais: a antropóloga Lidice Meyer Pinto Ribeiro e audiofonóloga Ana Paula Dassie-Leite, através da promoção do diálogo, da tolerância, da compreensão e da cooperação.