O Projeto-piloto “A Plataforma Criativa na Educação para a Cidadania” resulta de uma parceria entre a Direção-Geral da Educação e o Centro de Competências Entre Mar e Serra, em Leiria. O projeto prevê a utilização, na área da educação para a cidadania, de metodologias e materiais da “Plataforma Criativa”, método desenvolvido por investigadores da Universidade de Aalborg, na Dinamarca. Trata-se de uma abordagem didática para o desenvolvimento do pensamento criativo, a resolução de problemas pela aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento de outras competências transversais como a concentração ou a mobilização de conhecimentos.
Participam no Projeto – piloto 6 Agrupamentos de Escolas / Escolas não Agrupadas da rede pública da área de influência dos Serviços Regionais da DGESTE do Centro e de Lisboa e Vale do Tejo, tendo-se
envolvido os Centros de Formação a que estão associados e constituído a seguinte rede de parceiros:
Em sede de implementação do projeto, realizaram-se já 4 Ações de Curta Duração em 3 Agrupamentos de escolas, estando em curso formação acreditada de professores, em todos os Agrupamentos/ escolas, na modalidade de oficina, com os objetivos de:
- Dotar os docentes de novas metodologias de ensino centradas no aluno;
- Facilitar a implementação da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, nos termos preconizados nos normativos;
- Promover novas dinâmicas de trabalho colaborativo entre alunos e professores;
- Contribuir para uma maior motivação do corpo docente no uso de metodologias inovadoras em contexto de sala de aula;
- Contribuir para uma maior motivação dos alunos em contexto aula.
A Oficina destina-se a professores dos Agrupamentos/ Escolas que integram o Piloto e, tendo em conta os objetivos supracitados, integram os grupos - turma, desejavelmente: coordenadores da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento; professores que promovam atividades no âmbito da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento; professores que promovam atividades no âmbito da Educação para a Cidadania; coordenadores de projetos; outros docentes que pretendam promover novas dinâmicas no âmbito da aprendizagem colaborativa no desenvolvimento de competências transversais.
Cumpre-nos registar a boa recetividade que a Oficina tem tido junto do público-alvo, cerca de 100 professores, que, aplicando conhecimento de forma ilimitada, em interação e movimento, têm feito jus à metodologia em aplicação, demonstrando que mais do que inatos, a criatividade e o “pensar -fora -da -caixa” podem ser objeto de desenvolvimento. É com base nesta assunção que se crê ser este piloto pedra- de- toque na construção do perfil do aluno no final da escolaridade obrigatória.
A coordenadora do projeto,
Ana Cristina Cunha