Desenvolvimento Sustentável

Projetos e Iniciativas

PROJETOS

Livros que nos fazem crescer
Livros que nos fazem crescer é um projeto cujo objetivo consiste em dar a conhecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e proporcionar aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico uma oportunidade para consolidar valores e áreas de competência conducentes à construção de princípios assentes numa base humanista, de inclusão e de sustentabilidade.

Os 17 Passos para a Sustentabilidade: Learning 4Peace, 4Innovation and 4Entrepreneurship
Direcionar o-aluno-aprendiz para a anatomia da sustentabilidade do seu desenvolvimento humano de modo a que seja autor da construção da sua própria esfera de influência no mundo, fazendo-o percorrer as maiores complexidades, e potencialidades, da humanidade em 17 Passos.

Mochila Verde
Mochila Verde é um projeto que visa a Educação Ambiental para a Sustentabilidade, dirigido ao 1º. ciclo do ensino básico.


INICIATIVAS

A Maior Lição do Mundo
A Maior Lição do Mundo é uma iniciativa do Projeto ‘Everyone’ à qual se associam organizações como a UNICEF e a UNESCO, bem como diversas personalidades a nível mundial.
Visa contribuir para a reflexão e ação no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) envolvendo todas as crianças e jovens e promovendo uma cidadania global ativa e uma maior consciencialização do papel de cada um na construção de um mundo mais seguro, mais saudável e mais sustentável.
Anualmente, as entidades responsáveis pela iniciativa A Maior Lição do Mundo desafiam os Ministros da Educação a realizar nos seus países e no início do ano letivo, aulas abertas envolvendo alunos e professores na reflexão de temáticas ligadas aos ODS.
Em Portugal, A Maior Lição do Mundo é promovida pelo Comité Português para a UNICEF e pela Direção-Geral da Educação – Ministério da Educação, nomeadamente através da produção de recursos adaptados em português europeu (a partir dos recursos disponibilizados pelos organizadores desta iniciativa global), disponíveis em http://maiorlicao.unicef.pt.