A sociedade enfrenta atualmente novos desafios, decorrentes de uma globalização e desenvolvimento tecnológico em aceleração, tendo a escola de preparar os alunos para serem cidadãos ativos e participativos.
A área de Cidadania e Desenvolvimento assume-se, como um espaço curricular privilegiado para o desenvolvimento de aprendizagens com impacto na atitude cívica individual, no relacionamento interpessoal e no relacionamento social e intercultural.
A Educação para o Voluntariado é um dos 17 domínios previstos na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), integrando o grupo domínios opcionais. Deverá ser abordado de forma, transversal e integrada e pretende que as crianças e jovens sejam, de forma precoce, constante e progressivamente, chamados a desenvolver atitudes de cidadania em prol do outro, o que implica, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, a necessidade de conhecimentos, de capacidades fundamentais e de atitudes e valores que apoiem escolhas criteriosas e informadas e promotoras do bem-estar, no presente e no futuro.
A valorização da atividade de voluntariado nos estabelecimentos de educação e ensino constitui uma porta de acesso para o reforço e papel da escola como agente estruturante na construção de relações humanas e de modelos de consolidação de valores de responsabilidade social.
Com vista a fomentar a interação entre a escola e a comunidade e a incentivar a integração da escola no seu meio, o Ministério da Educação/DGE considera oportuno reconhecer e disseminar boas práticas de atuação neste domínio.
Deste modo a DGE assinala a quadra para com o lançamento de um folheto de informação e incentivo ao Voluntariado.