Em Portugal, esta comemoração teve início em 2014 através da Global Shapers, uma comunidade global na dependência do Fórum Económico Mundial, tendo então participado uma única escola e 200 alunos.
É no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, documentos de referência que contribuem para a tomada de decisões em matéria curricular adaptadas às especificidades dos alunos e à diversidade dos contextos educativos, que a comemoração do Dia Global da Dignidade é proposta aos docentes.
Apesar dos tempos de pandemia e confinamento que o país vive e por esse mesmo motivo, a Direção-Geral de Educação fez questão, mais uma vez, de assinalar o Dia Global da Dignidade tendo, este ano, , endereçado o convite ao Agrupamento de Escolas D. Maria II, no Cacém, para a realização das comemorações do Dia Global da Dignidade (21 de outubro de 2020).
No atual contexto, foi possível concretizar este evento via online, o que não impediu que a dinâmica e a qualidade das intervenções fossem de menor importância.
Este Agrupamento tem vindo a desenvolver atividades e projetos no âmbito dos Direitos Humanos e Voluntariado pelo que, falar de Dignidade é já um assunto que tem vindo a ser refletido por todos.
Assim, para as comemorações do Dia Global da Dignidade, a Coordenadora de Cidadania e Desenvolvimento do Agrupamento, Dr.ª Sandra Lobo, organizou um debate com a participação de crianças e jovens desde o 1.º ciclo do ensino básico até ao ensino secundário. Alguns participantes basearam a sua intervenção em experiências vividas o que foi bastante emotivo.
A abertura da sessão foi feita pelo Diretor de Serviços de Projetos Educativos da DGE, Dr. José Carlos Sousa, a que se seguiu o Diretor do Agrupamento, Dr. António Gouveia, que de uma forma concisa enumerou os diferentes galardões e prémios que este agrupamento tem recebido, resultante do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido com os alunos e com a comunidade.
Pela Global Shapers Portugal participou o Dr. Stephen Morais que na sua intervenção enquadrou o projeto e apresentou como objetivo que o tema Dignidade seja objeto de um trabalho mais aprofundado em todas as escolas ao longo do ano letivo.
As intervenções dos Shapers Dra. Cristina Carvalho e do Dr. Tomás Pessoa e Costa, com os temas, respetivamente, Dignidade, Saúde e Bem-Estar e Dignidade. Salvar o Planeta (alterações climáticas), foram bastante interessantes procurando obrigar a refletir sobre a Dignidade nos cuidados de saúde, na comunidade e no planeta, focando a necessidade de olhar para o outro, compreendê-lo, cuidar do próximo e principalmente agir para um bem comum. Deixaram o mote para uma excelente reflexão, à qual os alunos responderam colocando perguntas bastante pertinentes.
A Dra. Sandra Lobo referiu algumas das atividades desenvolvidas no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola (EECE), que estão presentes no Projeto Educativo, o que faz com que toda a comunidade educativa venha assumindo o compromisso de as desenvolver. Todos os domínios a trabalhar em Cidadania e Desenvolvimento são vistos transversalmente, tendo na base uma visão holística da pessoa e contribuem para o desenvolvimento dos princípios e valores enquadrando-se, naturalmente, nos objetivos delineados para as comemorações do Dia Global da Dignidade.
Este evento também contou com a presença de uma representante dos professores e com uma representante simultaneamente dos encarregados de educação e dos Assistentes Operacionais.
No final da sessão 2 alunos do 1.º ciclo apresentaram a sua mensagem para um futuro com mais dignidade para todos.
Estiveram também as Técnicas da DGE, Helena Gil, que moderou a sessão, Madalena Calado e Laurinda Ladeiras.