No ano em que a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) se encontra a comemorar o seu 30º. Aniversário, foram incluídos no seu calendário de festejos a 6ª Edição do Dia Nacional da Segurança Infantil (23 de maio), que volta ao formato presencial. As escolas, de norte a sul e ilhas, responderam ao desafio lançado no mês de abril.
A segurança infantil, como a APSI a entende, passa por garantir que as crianças crescem num ambiente saudável onde brincam livremente, de forma segura e autónoma. A promoção da mobilidade suave e ativa e a ocupação do espaço público foram o mote para a criação das três atividades que protagonizam a edição de 2022 do Dia Nacional da Segurança Infantil : ruas que brincam, incubadora do brincar e campanha #aruaéminha.
A primeira atividade, Ruas que Brincam, prevê um corte de estrada temporário para que a rua à porta da escola se destine, exclusivamente, à brincadeira. O objetivo é chamar a atenção para a quantidade de carros que circulam, nas horas de entrada e saída, num espaço que devia ser seguro para as crianças.
Já a Incubadora do Brincar procura incentivar as crianças a recorrerem a materiais soltos que se encontrem no espaço público para integrar nas suas brincadeiras. A intenção é que não tenham nenhum objetivo educativo específico, para que elas próprias possam, através da criatividade e imaginação, encontrar o propósito da sua brincadeira.
Finalmente, a campanha #aruaéminha visa promover uma mobilidade ativa, saudável e sustentável. Para isso, as crianças vão avaliar o espaço envolvente da escola e identificar quais os maiores obstáculos à deslocação livre e segura, pensar em soluções para as dificuldades identificadas e criar materiais para sensibilizar os adultos da comunidade.
Para facilitar a dinamização das atividades, a APSI ofereceu o KIT DNSI às 30 primeiras escolas que se inscreveram. Estes contêm materiais que auxiliam a implementação das dinâmicas, bem como a sua divulgação e, claro, o GOBI (ursinho, mascote da APSI) que não podia faltar à festa.
A APSI disponibiliza no seu site (https://www.apsi.org.pt/index.php/pt/campanhas-eacoes/dnsi-30-anos) todas as informações necessárias para que qualquer escola se possa juntar ao Movimento Nacional do DNSI.
Todas as escolas que se inscreveram foram contactadas e encorajadas a realizar as dinâmicas e, mesmo as que não conseguiram ser uma das 30 primeiras, têm à sua disposição contactos para esclarecimento de dúvidas.
Até à data, são já mais de 50 as escolas de todo o país que disseram “Presente!”.
A FUNDACIÓN MAPFRE é a parceira exclusiva do Dia Nacional da Segurança Infantil 2022 e todas as iniciativas para celebrar as conquistas destas três décadas têm um objetivo comum: chegar às crianças e às famílias de todo o país.