O “Dia Mundial sem Compras” é um evento internacional de protesto contra o consumismo, que se celebra todos os anos, no último sábado de novembro.
O objetivo deste dia, criado pelo artista Ted Dave, no Canadá, em 1992, que o fez coincidir estrategicamente com a Black Friday, o dia onde as lojas oferecem grandes descontos e apelam ao consumo extremo, é incentivar as pessoas a refletirem sobre o consumo excessivo e a optarem por um estilo de vida mais consciente e sustentável.
Para participar na iniciativa, os consumidores são desafiados a passar o dia inteiro sem fazer nenhuma compra e a incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo.
Alertando para a importância de um consumo consciente e responsável (consumerismo), a Direção Geral da Educação (DGE) e o Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias – CICANT irão lançar, no dia 27 de novembro (entre as 10h30 e as 11h30), um desafio aos alunos, através de um primeiro webinar que será de apresentação do projeto de parceria YouNDigital & Clubes de Informação e Comunicação.
O “Consumo Sustentável” é um dos temas propostos no “Referencial de Educação do Consumidor”, documento orientador produzido pela DGE, de apoio ao trabalho a desenvolver pelas escolas na abordagem do domínio “Literacia Financeira e Educação para o Consumo”, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.