Notícia
Date
No âmbito do Concurso Nacional de Jovens Empreendedores, a Direção-Geral da Educação fez parte do Júri da Mostra, sendo quatro as áreas a concurso: empreendedorismo social, empreendedorismo tecnológico, empreendedorismo ambiental, sustentabilidade e transição energética e empreendedorismo criativo e cultural.
Entre os mais de 300 jovens empreendedores – dos 15 aos 30 anos – com mais de 100 projetos a concurso, os premiados foram:
- empreendedorismo social: projeto Willchair. Este projeto irá transformar cadeiras de rodas tradicionais em cadeiras de rodas elétricas, através da implementação de sistemas de motores e armazenamento de energia, revolucionando o acesso a estes equipamentos baixando substancialmente - em cerca de metade - o investimento necessário para aceder a uma cadeira de rodas elétrica.
- empreendedorismo tecnológico: projeto Junicoders, academia de programação e robótica para crianças proveniente da Faculdade de Economia do Porto e da UPTEC.
- empreendedorismo ambiental, sustentabilidade e transição energética: projeto Hidroqapa, que consiste na criação de um biofilme impermeabilizante, através do recurso ao quitosano existente no desperdício de crustáceos.
- empreendedorismo criativo e cultural: projeto IMA, Inventário de Materiais de Apoio, que visa promover uma melhor gestão de recursos de apoio à atividade museológica.
Foram igualmente atribuídos prémios especiais, distinções e menções honrosas. Consulte a Lista de todos os prémios atribuídos aos projetos em 2024.