Mix of colors

II Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania (CiEECi-2022): Construindo Pontes. Criando Futuro

II Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania (CiEECi-2022): Construindo Pontes. Criando Futuro
Notícia
Date

O Congresso, em formato híbrido, foi organizado pelo Gabinete Empreende (GabEECG), pelo Departamento de Ciências Sociais e Gestão e Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (UAb) de Portugal, pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, pelo Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologias (ISLA Gaia) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Brasil), contando ainda com vários parceiros internacionais focados na educação para o empreendedorismo.

O programa abordou as atuais tendências e investigação em educação para o empreendedorismo, através de conferências, comunicações, palestras, atividades sociais, mostras, apresentações de start-ups e livros, destinados a docentes, investigadores, estudantes do ensino superior e do ensino secundário, jovens empreendedores e decisores políticos.

Assistiu à disseminação de projetos e práticas de educação empreendedora e cidadania, na linha dos objetivos do congresso e promoveu-se uma rede de investigadores, docentes, empreendedores e responsáveis políticos que atuam no domínio da educação para o empreendedorismo, partilhando-se práticas e evidências científicas sobre educação empreendedora e cidadania.

Foi salientada a relevância da cultura empreendedora humanista para a sociedade e de uma nova economia com ela condizente, tendo sido elaborada uma carta de compromisso Carta de Vila Nova de Gaia para concretizar uma verdadeira educação para o empreendedorismo assente numa cidadania democrática, na qual se promova a realização das pessoas através do desenvolvimento dos seus talentos e projetos.

As comunicações livres decorreram em sessões paralelas sobre a investigação, tendências, jovens empreendedores e start-ups sob a perspetiva da relação do empreendedorismo com as áreas da educação, do género feminino, da globalização, da inovação social, do marketing, das neurociências, da nova economia, da saúde e bem-estar, das tecnologias e do turismo.

A DGE, através da Direção de Serviços de Projetos Educativos – Educação para a Cidadania -, participou no congresso através da moderação do painel: Construir memória para criar futuro pelo respetivo Diretor de Serviços, Doutor José Carlos Sousa, no dia 7 de julho. No dia 8 de julho, o Doutor José Carlos Sousa foi o conferencista da conferência: Referencial de Educação para o Empreendedorismo.

Também a equipa responsável pelo domínio da Educação para o Empreendedorismo participou nas sessões paralelas com a comunicação Políticas educativas, Empreendedorismo e Cidadania: inter-relações entre currículo, cultura e comunidade.

Em 2023, o Brasil acolherá o III Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania.