Entre 2016 e 2022 foram desenvolvidas muitas atividades, sobretudo na Escola Horta das Figueiras. Entre elas, Semeámos a Democracia (um dos sete projetos distinguidos com o Prémio Escola Amiga da Criança, pela Leya, em 2020) e o Jornal Horta das Notícias (1º prémio de jornais escolares do jornal Público em 2020).
A Traquitana foi um equipamento desenhado em coletivo durante reuniões online que decorreram durante o segundo confinamento (início de 2021) e conciliou as propostas de adultos e crianças participantes. Durante mais de uma semana, cerca de 10 adultos e crianças reuniram-se diariamente durante 40/50 minutos para desenhar um equipamento que ajudasse a construir um jornal mais participado pela comunidade escolar. Este equipamento acolheu os trabalhos dos alunos, os contributos dos pais, mães, avós, tios, tias, irmãos, irmãs, vizinhos e vizinhas da escola. Enfim, da comunidade escolar.
No mês de maio, em festa, a Traquitana foi apresentada à comunidade. A partir do próximo ano letivo 22/23 a Traquitana viajará regularmente até ao exterior da escola para mostrar os trabalhos das salas de aula e regressará para dentro com os contributos da comunidade, promovendo a participação de todos e ajudando a difícil, e sempre inacabada e imperfeita, construção de comunidade.
Tudo é publicável na Traquitana! Mas os trabalhos publicados na Traquitana serão analisados e selecionados por um “comité” formado por alunos/as, professores, mães,pais e pessoas da comunidade para posterior publicação em papel ou online, no Jornal Horta das Notícias.
A Traquitana também será aquilo que conseguir ser enquanto comunidade e é também um legado daqueles que passaram pela Escola Horta das Figueiras (crianças e pais/mães) e que ficaram com esta escola, e com tudo o que ela representa, no coração.
A construção da Traquitana teve um custo de 600 €. Um terço do prémio pecuniário que receberam do Jornal Público no concurso dos jornais escolares em 2020. Para breve, com o restante montante do prémio, será inaugurado o bebedouro “mais inteligente do mundo” na Escola Severim de Faria e o Pensador na Escola de Santa Clara.
Para mais informações sobre a Traquitana clique aqui