A PAJE (Plataforma de Apoio a Jovens Ex-acolhidos), lançou um desafio a escolas através de um projeto piloto que tem como objetivo sensibilizar para a importância dos traumas na infância. Esse projeto, denominado Escola SITI (Sensibilizadas para a Importância dos Traumas na Infância) atribui um galardão que foi entregue, no dia 7 de junho, ao Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, por este agrupamento ter sido o primeiro, a nível nacional, a concluir, ao longo do ano letivo, todas as fases do projeto.
As atividades desenvolvidas pelos alunos, dentro e fora do agrupamento, vão ao encontro do objetivo do PAJE de reduzir a taxa de absentismo, de abandono escolar e de problemas comportamentais potenciando a integração escolar e o sucesso académico, incrementando o investimento e valorização pessoal na vertente escolar/formativa.
A professora responsável pelo projeto trabalhou com os serviços de psicologia da escola e outros parceiros internos estratégias para a cidadania.
Na cerimónia de entrega do galardão estiveram presentes o presidente do PAJE, Dr. João Pedro Gaspar, o Diretor do Agrupamento e um representante da DGE, para além de alunos, professores, pessoal não docente e pais e encarregados de educação
.