A Direção-Geral da Educação informa que vai realizar a ação de formação, na modalidade de Curso de Formação, intitulada Práticas de Desenvolvimento Curricular e Avaliação em Cidadania e Desenvolvimento, em regime de frequência à distância síncrono, com o registo de acreditação CCPFC/ACC-106208/19.
Objetivos:
Favorecer uma abordagem integrada dos conteúdos de Cidadania e Desenvolvimento - articulando programas, metas, aprendizagens essenciais e propostas dos referenciais -, com base num inventário de condutas observáveis, por áreas de competência do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA);
Incentivar o trabalho colegial de desenvolvimento curricular das equipas educativas, valorizando a plena assunção da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento como parte integrante obrigatória da matriz curricular-base para cada ciclo e nível;
Articular reflexivamente as disposições contidas nos normativos com as opções das escolas, fixadas nos respetivos critérios de avaliação;
Considerar a relevância das aprendizagens informais e os meios de as incorporar na avaliação dos alunos e da Estratégia da Educação para a Cidadania na Escola.
Apreciar criticamente as práticas em curso e contribuir para o seu aperfeiçoamento, a partir dos elementos de diagnóstico disponíveis.
Destinatários:
Docentes de Educação Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário.
Critérios de seleção:
1.º Ordem de inscrição na ação;
2º. Serem docentes em exercício;
3.º Um formando por AE/ENA, exceto se existirem vagas disponíveis.
Não serão selecionados os formandos que frequentaram em edições anteriores a ação de formação, na modalidade de Curso de Formação, intitulada Práticas de Desenvolvimento Curricular e Avaliação em Cidadania e Desenvolvimento.
Local de realização:
Sessões online síncronas (Plataforma Zoom da Direção-Geral da Educação)
Prazo de inscrição:
De 8 a 26 de abril de 2022
Para registo/inscrição, consulte aqui as indicações.